30/jun/2020

Covid-19 recua no RN, diz presidente do Sindicato dos Médicos; vídeo


Por Robson Pires, em

“Visitamos o Hospital Rio Grande e pudemos ver a excelência de seus serviços médico-hospitalares. Com 208 leitos, o hospital disponibilizou 17 semi-intensivos e 20 de UTI para Covid. Este setor ocupa todo o andar de Cirurgia, que teve os procedimentos suspensos em razão da pandemia. A concentração dos serviços Covid-19 num mesmo andar, evita cruzamento com outros setores e possibilidade de contaminação cruzada com pacientes não infectados.

O Pronto-socorro, que hoje tem 90% dos casos atendidos como suspeitos de Covid, tem ala de leitos de observação covid e três com respiradores para situações emergenciais e suporte intensivo temporário. O fluxo de pacientes suspeitos de Covid é separado do de outras sintomatologias.

Picos de atendimento de até 160 pacientes diários suspeitos de Covid aconteceram em boa parte de junho, mas na última semana houve queda de 50% e a média diária é hoje de 80 a 90 pacientes.

A queda não se reflete nos leitos semi-intensivos ou de Uti, mas certamente sinalizam queda no número de infectados ou da transmissão da infecção em Natal. No entanto, os casos que tem chegado ao hospital ainda são graves, muitos precisam de internamento e refletem o pico da contaminação há duas semanas. Sobre a recuperação desses pacientes graves que chegam ao hospital, a direção ressalta empregar todos os recursos possíveis na busca dos melhores resultados, e que há resultados piores pacientes que veem do serviço público, já que o hospital disponibiliza leitos de Uti para o Sus, que chegam já muito graves pela espera prolongada por falta de leitos públicos.

O hospital presta serviços ao setor privado e ao Sus e tem muitos serviços de excelência, como o setor de cardiologia e cirurgia cardíaca, destacando-se a parte de cirurgia cardíaca infantil, com casos cirúrgicos genéticos de recém-nascidos, que é um dos orgulhos do hospital e o diferenciam na sociedade. Dr. Luís Roberto, Diretor Geral, Dr. Miguel, intensivista e o Sr. Antônio, Diretor Administrativo, acompanharam a visita a todos os setores.

O hospital dispõe de um total de 75 leitos de Uti. Os pacientes de outras patologias que são tratados no Hospital como os recém-nascidos cardíacos, os pacientes para transplantes de medula óssea, os que precisam de cateterismo ou angioplastias, sofrem rigoroso controle para evitar contraírem a Covid. Tal experiência tem levado o hospital a se organizar, de tal forma que a previsão para o retorno das cirurgias eletivas é o dia 13 de julho.

Inicialmente as cirurgias eletivas seriam retomadas no dia 06 de julho, mas a falta principalmente de bloqueadores neuromusculares, essenciais para as cirurgias, provocou o adiamento para o dia 13.

Os protocolos de segurança apresentados na visita mostram a organização e excelência do hospital, referência em todos os serviços médicos que presta”.

Veja vídeo:

 


Nenhum Comentário Até o Momento, Seja o Primeiro a Comentar!

Deixe o seu comentário!

Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00
Quinta, 06 de Agosto de 2020


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!





Calendário

agosto 2020
D S T Q Q S S
« jul    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031