Coronavírus: médico sugere que hipertensos substituam remédio

Estudos realizados por pesquisadores de diferentes países sugerem que a hipertensão por si só não é um fator de risco para complicações da Covid-19. O problema estaria em alguns remédios anti-hipertensivos que aumentam a produção da enzima conversora de angiotensina 2 (ECA-2) na membrana dos pulmões, facilitando assim a entrada do novo coronavírus no órgão.

Os medicamentos das duas classes de anti-hipertensivos, os inibidores da enzima conversora da angiotensina (iECA) e os bloqueadores dos receptores da angiotensina (BRA) são prescritos para mais de 70% dos pacientes com pressão alta. Médicos da Europa e Estados Unidos chegaram a orientar que pacientes diagnosticados com Covid-19 suspendessem o uso deles, contrariando as recomendações das sociedades europeia e americana de cardiologia pois isso poderia descompensar o coração e os rins dos pacientes.

Ao observar os estudos e estatísticas, o médico endocrinologista Flávio Cadegiani, mestre e doutor (PhD) em Endocrinologia Clínica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPM), escreveu um artigo publicado no American Journal of Physiology na última quinta-feira (16/04) que tem chamado a atenção. O brasileiro sugere a substituição dos remédios pela espironolactona, um outro anti-hipertensivo que age no mesmo sistema que os iECAs e os BRAs, e ao mesmo tempo não aumenta a expressão de ACE-2 nos pulmões.

Uma versão do artigo pré-print, aberta para a colaboração de médicos de todo o mundo, já recebeu 4 mil visualizações. Com a publicação, o primeiro estudo clínico com o medicamento foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade de Istambul e o endocrinologista foi convidado a contribuir. Na instituição turca, os primeiros testes clínicos em pacientes começaram a ser feitos na segunda-feira (20/04).

METRÓPOLES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias