14/jan/2020

Contra filas no INSS, governo convocará 7 mil militares, diz Rogério Marinho


Por Robson Pires, em

Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (14/01/2019), o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, anunciou algumas medidas do governo federal para tentar diminuir as filas de espera pelas aposentadorias nos postos do INSS. Entre as ações adotadas, está a convocação de cerca de 7 mil militares da reserva, de forma temporária, para ajudar a dar vazão aos processos previdenciários.

Atualmente, cerca de 2 milhões de beneficiários aguardam para ter seus pedidos de aposentadoria tramitados.

Segundo o secretário, os militares atuarão nos postos de atendimento e a meta é resolver o problema no prazo de 6 meses. Dessa forma, deixarão livres os técnicos do INSS, que poderão se dedicar à análise e agilização dos processos.

A medida foi fruto de uma reunião que Marinho teve nesta terça com seu chefe, o ministro Paulo Guedes. O próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já havia adiantado na manhã desta terça o uso dos militares nos postos do INSS.

“Ele [Marinho] pretende contratar, a lei permite servidores ou militares da reserva pagando 30% a mais do que ele ganha para a gente romper essa fila que aumentou muito por ocasião da tramitação da reforma da Previdência”, disse o presidente.

Além do aumento de pedidos, uma falha no sistema do INSS agravou o problema. Pedidos como licença-saúde ou maternidade continuam no mesmo pacote das análises mais complexas, que incluem cálculo de tempo de serviço, entre outras questões.

Metrópoles


3 Comentários

  1. Potiguar disse:

    O Estado não está quebrado? Vai encher a máquina?

  2. Porque não abre uma seleção pública, com tempo determinado como no caso do IBGE, para absorver uma parte dos profissionais que estão desempregados e necessitando de uma oportunidade ??
    Seria mais justo do que convocar quem já tem sua aposentadoria garantida.

  3. Jararaca disse:

    Esse Governo é um desastre. Militar cuidando do INSS. Essa vai além da imaginação de bom senso.

Deixe o seu comentário!

Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00
Domingo, 19 de Janeiro de 2020


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!





Calendário

janeiro 2020
D S T Q Q S S
« dez    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031