Câmara de Natal homenageia doadores de sangue

“O que fazemos é um simples gesto de amor ao próximo que não custa nada, nem requer grande esforço, mas é capaz de fazer uma grande diferença na vida de quem precisa”. Foi assim que o jovem Paulo Ricardo Lima dos Santos, de 17 anos, descreveu a inciativa dos doadores de sangue. Ele foi o mais novo doador de sangue presente à Câmara Municipal de Natal na noite desta terça-feira (19), em uma solenidade alusiva ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14 de junho. A proposição é do vereador Raniere Barbosa (Avante) e subscrita pelo vereador Sueldo Medeiros (PHS), que presidiu a cerimônia em que 27 doadores foram homenageados.

Com o plenário formado por essas pessoas, que voluntariamente se dispõem a salvar vidas com esse gesto nobre, a sessão solene contou com a participação da Secretária adjunta da Saúde Municipal, Genilce Almeida, da diretora do Hemovida, Zélia Fernandes e do vereador Preto Aquino (Patriotas). A banda de música da Polícia Militar embalou o momento solene.

O presidente da Adosan (Associação de Doadores de Sangue e Medula Óssea), Paulo Neris, ressaltou que ainda existe temor para doar sangue por falta de informação, fato que afasta muitas pessoas que poderiam estar salvando vidas. “Quando a Câmara reconhece essa atividade social com essas homenagens àqueles que fazem esse gesto no anonimato, está também estimulando para que outras pessoas se tornem doadoras. Ainda existe uma barreira cultural para que mais pessoas pessoas possam se tornar doadoras”, relatou.

A organização Mundial da Saúde sugere que 3% da população possa ser doadora de sangue, mas no Rio Grande do Norte esse percentual fica em torno de 0.5%, segundo a Adosan. A partir dos 16 anos, com autorização dos responsáveis, já é possível se tornar doador. Uma única doação de sangue pode ajudar até quatro pessoas que estejam necessitando. “Cabe a nós parlamentares e à instituição Câmara darmos a nossa contribuição, reconhecendo e estimulando para que mais vidas sejam salvas. Um doador que se prontifica a doar está estendendo a mão a quem talvez não tivesse outra chance de viver. É uma atitude louvável e não podemos deixar de destacar o papel dessas pessoas”, disse o vereador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias

Revogando o ‘desarmamento’

Está para ser apreciado no plenário da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3722/12, do deputado Rogério Peninha, que revoga o estatuto do desarmamento,

Leia Mais