ASSURN: carta aberta aos consumidores sobre o reajuste de preços

Natal, 27 de março – A Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN) vem recebendo informações de seus associados sobre o aumento de preços de alguns produtos praticados por fornecedores nos últimos dias.

Assim, a ASSURN, como entidade representativa, vem esclarecer aos consumidores que:

1 – Os custos de produtos não são definidos pelos supermercados. Há diversas etapas de produção até a entrega do produto nas lojas;

2 – Os supermercados apenas repassam o custo dos produtos de acordo com os valores adquiridos da indústria;

3 – A ASSURN está trabalhando incansavelmente para manter o equilíbrio nas relações de consumo diante da pandemia do coronavírus (covid-19). E não compactua com a elevação injustificada de preços, principalmente, em período de fragilidade da população no que se refere à saúde pública;

4 – Os supermercados estão tentando negociar custos com seus fornecedores, mantendo a mesma margem de comercialização. Segundo recomendação da ASSURN, os supermercados não aumentaram e não devem aumentar suas margens de lucro em respeito aos consumidores. Alguns supermercados inclusive estão reduzindo margem de produtos para não repassar todo o aumento aos consumidores;

5 – A orientação aos supermercados associados é que refute qualquer aumento de preço sem explicação mercadológica;

6 – Reafirmamos que nossa missão é oferecer qualidade e preços justos em um ambiente limpo e seguro. Estamos trabalhando junto com nossos fornecedores para que tudo seja normalizado o quanto antes;

7 – A ASSURN reforça a atitude da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) que comunicou, nesta terça-feira (24), à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Seguridade Pública, sobre práticas abusivas de aumento de preços por parcela da indústria de alguns setores.

Por fim, ressaltamos que os supermercados não irão parar. Estamos cumprindo o nosso dever que é servir à sociedade.

Pedimos, mais uma vez, aos consumidores que respeitem as limitações de circulação de clientes dentro das lojas como recomendado em decreto estadual. E que não há necessidade de correria aos supermercados.

Evite aglomerações.

ASSURN – Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte

Uma resposta

1. Acredito que, os fornecedores tenham aumentado os seus preços, porém, os supermercados não abrem mão de suas margens de lucros,que são altissimas, só perdendo para o setor de bancos, eu conheço um pouco do assunto, essa lorota não me convence.