27/mar/2020

ASSURN: carta aberta aos consumidores sobre o reajuste de preços

Por Robson Pires, em

Natal, 27 de março – A Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN) vem recebendo informações de seus associados sobre o aumento de preços de alguns produtos praticados por fornecedores nos últimos dias.

Assim, a ASSURN, como entidade representativa, vem esclarecer aos consumidores que:

1 – Os custos de produtos não são definidos pelos supermercados. Há diversas etapas de produção até a entrega do produto nas lojas;

2 – Os supermercados apenas repassam o custo dos produtos de acordo com os valores adquiridos da indústria;

3 – A ASSURN está trabalhando incansavelmente para manter o equilíbrio nas relações de consumo diante da pandemia do coronavírus (covid-19). E não compactua com a elevação injustificada de preços, principalmente, em período de fragilidade da população no que se refere à saúde pública;

4 – Os supermercados estão tentando negociar custos com seus fornecedores, mantendo a mesma margem de comercialização. Segundo recomendação da ASSURN, os supermercados não aumentaram e não devem aumentar suas margens de lucro em respeito aos consumidores. Alguns supermercados inclusive estão reduzindo margem de produtos para não repassar todo o aumento aos consumidores;

5 – A orientação aos supermercados associados é que refute qualquer aumento de preço sem explicação mercadológica;

6 – Reafirmamos que nossa missão é oferecer qualidade e preços justos em um ambiente limpo e seguro. Estamos trabalhando junto com nossos fornecedores para que tudo seja normalizado o quanto antes;

7 – A ASSURN reforça a atitude da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) que comunicou, nesta terça-feira (24), à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Seguridade Pública, sobre práticas abusivas de aumento de preços por parcela da indústria de alguns setores.

Por fim, ressaltamos que os supermercados não irão parar. Estamos cumprindo o nosso dever que é servir à sociedade.

Pedimos, mais uma vez, aos consumidores que respeitem as limitações de circulação de clientes dentro das lojas como recomendado em decreto estadual. E que não há necessidade de correria aos supermercados.

Evite aglomerações.

ASSURN – Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte

1 Comentário

1. Amon Carlos de Oliveira disse:

Acredito que, os fornecedores tenham aumentado os seus preços, porém, os supermercados não abrem mão de suas margens de lucros,que são altissimas, só perdendo para o setor de bancos, eu conheço um pouco do assunto, essa lorota não me convence.

Deixe o seu comentário!

Twitter Facebook Instagram E-mail