Artesões e produtores potiguares participam da Mostra Brasil

Artesãos e produtores do Rio Grande do Norte participam da 24ª edição da feira Brasil Mostra Brasil que acontece no Arena das Dunas, em Natal, até 9 de setembro. Os estandes do RN foram viabilizados com recursos do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial.

Os visitantes vão se deparar com trabalhos manuais dos nossos artesãos, opções são fartas que vão desde esculturas de madeira, redes, bordados e bonecas de pano. A gastronomia também está presente com venda de mel, geleias e doces em compotas, biscoitos caseiros e mais uma variedade de produtos.

“Ao viabilizar a vinda dos nossos artesãos e produtores estamos incentivando a economia e possibilitando acesso à novos mercados. É muito gratificante ver dona Helena, por exemplo, expor e passar seus conhecimentos na área de artesanato para as novas gerações”, comenta Vagner Araújo, secretário da Sethas e coordenador do Governo Cidadão.

Para Dona Helena Medeiros, 83 anos, da Associação Cultural dos Artesãos de Lajes Poção, o artesanato significa memória. Há mais de 20 anos no ramo, já participou de 10 feiras BMB. “O interesse é que chegue ao povo, que o povo compareça. E sempre o povo pergunta: ‘E esse trabalho?’ É criação minha. Quando eu falto aqui, eles me perguntam ‘Helena, cadê os trabalhos?’ Então eu venho. E gosto. E ajudo também as associadas. Elas trabalham comigo e também recebem, tem um bom rendimento”, conta. “Para os outros eu digo: continue trabalhando, porque é muito importante. E ajuda as pessoas no conhecimento cultural”.

Já Francisco Ricardo da Silva, 38 anos, é agricultor e produz mel em Lajes. Trabalha há 14 anos com apicultura e está em seu 8º ano de Brasil Mostra Brasil. “Se torna uma vitrine muito boa para nossos produtos serem lançados no comércio. Eu moro num interior pequeno, 10 mil habitantes, o mercado ainda é pouco. Aí tem que se expandir aqui para Natal para escoar a demanda de mel”, relata o apicultor.

Aproximadamente 300 artesões e agricultores são beneficiados diretamente, entre associações e autônomos, e indiretamente, 1.500. Eles vem de diversas regiões do RN, desde o Seridó ao Vale do Assú, Agreste e região metropolitana de Natal.

Por meio de feiras locais, regionais e internacionais, os artesãos do Estado tem conseguido expor seus trabalho sempre com apoio da Sethas e do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias