Alunos de duas das principais escolas de Natal usam a tecnologia como aliada estratégica para aprovação no ENEM

Apesar das limitações impostas pelos protocolos de segurança do COVID 19, os colégios CEI Mirassol e CEI Zona Sul estão a todo vapor na preparação de seus alunos do Ensino Médio que vão se submeter ao ENEM. As instituições de ensino, que se situam entre as melhores da rede de educação privada do Rio Grande do Norte, estão disponibilizando roteiros de estudos que são enviados via Portal e Google Sala de Aula. No Google os alunos podem ainda tirar dúvidas dos exercícios e os professores podem dar um feedback sobre o desempenho deles.

Os estudantes, além de fichas com exercícios por disciplina, também recebem um simulado quinzenalmente para verificar os conteúdos aprendidos. O simulado é feito no modelo ENEM, tanto a estrutura quanto o tempo de aplicação. A plataforma utilizada é a “Studos”, que inclusive faz a correção TRI (Teoria de Resposta ao Item), metodologia usada para a correção do próprio ENEM.

⁣As aulas online são feitas por meio do Google Meet (hangouts) e seguem uma rotina arrojada que envolve os turnos da manhã e da tarde. Ao longo desses períodos, por intermédio do ‘chat’ da própria plataforma, os professores tiram as dúvidas dos alunos. Os alunos são ainda contemplados com  muitas indicações de matérias de jornais, vídeos e filmes para aprofundar os chamados “conhecimentos gerais”.

Além do apoio psicológico que ambas as instituições de ensino disponibilizam, os seus alunos dispõem ainda de uma “monitoria” de química, física e matemática, através da qual podem marcar para tirar dúvidas pontuais. “O ENEM é um passo muito importante na vida dos nossos alunos. Não podemos perder o foco e trabalhamos para manter os elevados índices de aprovação que registramos anualmente por ocasião da realização do certame”, explica a diretora geral da escola, Corina Amorim.

A experiência tem obtido resultados positivos e a aprovação dos alunos. “Nesse difícil momento, o colégio e os professores, principalmente, têm sido heróis para nós alunos. Sei que eles estão fazendo de tudo para nos ajudar a passar por esse momento da melhor maneira possível. Tudo está sendo novo, mas os professores sempre mostram paixão pelo que fazem e se esforçam para dar o melhor suporte possível para nós. Gostaria de aproveitar o espaço para agradecer a todos os professores ,em especial aos do colégio CEI Mirassol, pelo esforço e disponibilidade de vocês em nos ajudar, tanto em relação ao Enem, quanto em situações pessoais vocês sempre fazem de tudo para nos amparar, para que, assim, juntos, possamos chegar no final do ano preparados não só para prova do Enem mas pra vida”, diz o estudante Artur Confessor, que está se preparando para o ENEM.

Na sua opinião, como a preparação para o Enem não pode parar, ferramentas de estudo como aulas a distância  e simulados online, têm sido de extrema importância. “Essas ferramentas nos possibilitam seguir estudando os conteúdos que seriam vistos em sala de aula mesmo estando em casa e, ainda, nos desafiar e treinar para o exame por meio de simulado”, ressalta.

Já a aluna Vitória Viana, da 3ª série do Ensino Médio, destaca que o uso de ferramentas e plataformas digitais tem contribuído para manter o ritmo dos estudos. “No contexto atual, aulas a distância, o uso de plataformas e ferramentas digitais têm sido essenciais para o preparo para o ENEM, diminuindo as dificuldades devido às mudanças ocasionadas pela pandemia, proporcionando avanços no conteúdo, bem como a manutenção do ritmo de estudos, tão necessários, principalmente para nós, alunos do Pré. Apesar do isolamento social, a equipe da escola -coordenação e professores CEI Zona Sul – não nos deixou desamparados. Desde o início, foi possível ver o esforço e habilidade do corpo escolar em se reinventar, sendo ágeis em apresentar medidas para a continuação do ensino e sempre com o cuidado de ser o mais acessível e explicativo possível. Mesmo com as mudanças na dinâmica das aulas, a qualidade com a qual os professores apresentam o conteúdo permanece, bem como a disponibilidade em ajudar”, explica.

PERSONAGEM DA FOTO: Vitória Viana é aluna da terceira série do Ensino Médio do CEI Zona Sul

FONTE: Assessoria de Imprensa dos colégios CEI Mirassol e Zona Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias