Agência de Fomento do Governo do RN esclarece sobre “trenzinho da alegria”

Nota oficial

Em Assembleia Geral de Acionistas aberta ainda no mês de março e concluída neste mês de maio, foi deliberada e aprovada a implementação, pela Agência de Fomento do Rio Grande do Norte S.A (AGN-RN), da atualização do Estatuto que rege e normatiza as atividades da instituição financeira de desenvolvimento (IFD) e promovem os princípios basilares das práticas de boa governança.

As decisões resultantes da Assembleia respondem à exigência legal de atualização do Estatuto da AGN prevista no Decreto 26.633/2017 do Governo do Estado e a Instrução Normativa 05/2018 da Control/RN, bem como, obedece às resoluções 4557, 4588 e 4595, de 2017, do Banco Central do Brasil que tratam do risco, auditoria interna e compliance para instituições financeiras, além da Lei federal 13.303/2016 que dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e subsidiárias em todo o país.

A Agência rege-se por critérios estritamente privados quanto aos seus aspectos econômicos e financeiros, é fiscalizada e auditada pelo Banco Central, além de ser submetida a auditoria interna e auditoria externa de caráter independente. Esses mecanismos asseguram a legalidade, transparência, eficiência e eficácia da gestão e da atuação de seus colaboradores, sem qualquer interferência externa.

A administração da Agência é rigorosamente profissional, com corpo diretivo constituído de profissionais de elevada qualificação, e quadro técnico especializado, cujas decisões estratégicas e as de maior impacto e risco econômico-financeiro são tomadas com base em autorizações e parâmetros legais estabelecidos. Observando esses critérios, ressalta-se que não houve e não haverá preenchimento de quaisquer cargos neste período de pandemia.

Mediante critérios da boa gestão, apenas no ano passado, a AGN-RN garantiu economia próxima a R$ 1 milhão em suas despesas a partir da reestruturação do quadro institucional e otimização dos seus processos, bem como, assegurou com recursos próprios e de fundos financeiros, aporte de mais de R$ 18 milhões na economia com operações de financiamento a milhares de empreendedores formais e informais. Destaca-se, ainda, o incentivo à formalização, democratização do acesso ao crédito bancário a diversos setores produtivos do estado e promoção do desenvolvimento econômico potiguar.

E, a partir do cenário de pandemia, a instituição adotou uma série de novas medidas, dentre as quais, a ampliação da sua capacidade financeira de apoio e suporte aos empreendedores do RN através de atuação multilateral e com parcerias diversas.

Assim, a Agência de Fomento do RN segue a sua missão de fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável potiguar, promovendo a criação de emprego e renda, estimulando a modernização das estruturas econômicas e sociais, aumentando assim, a competitividade empresarial do Estado com o apoio ao empreendedor.

2 respostas

  1. Deve ser familiar de Márcia Maia.
    Esse povo nunca fez concurso público, o sobrenome garante o emprego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias

Forças ocultas

O Ex-Vereador Leleu Fontes deveria pedir “segurança de vida” não por causa do deputado federal, Walter Alves, longe disso. Mas, por causa de forças ocultas

Leia Mais