No carnaval, o planeta é Caicó

Já percebemos nas ruas a inquietação peculiar dos primeiros suspiros do período momesco. É neste momento que o esforço de alguns expõe as fraturas e a incompetência política de outros, que figuram em fotos, notas, blogs e jornais como baluartes impostores de uma festa que acontece sozinha, movida, na verdade, somente pelo espírito alegre e ufanista do povo caicoense.

Pelas ruas já é possível ouvir os trombones de vara, o burburinho das cocotas que desfilam e se exibem em algumas das famigeradas sedes de blocos, o chocalho das burrinhas que iniciam os pequenos foliões na arte de um bom carnaval e na perseverança de manter viva, independente do interesse mesquinho e dissimulado dos senhores do poder, a festa mais democrática do planeta. E no carnaval, o planeta é Caicó.

Salve seu Diógenes, saudoso na memória dos que entendem a dimensão social e antropológica do carnaval caicoense. Em sua humildade e inteligência cultural, o que diria, se vivo fosse, dos paredões e marombados espalhados por todas as esquinas da rainha do Seridó, como se carnaval fosse isto.

Salve Magão, que consegue fazer da festa de todos uma oportunidade para protestar, denunciar a demagogia populista dos votados e, mesmo assim, a faz o único sustentáculo coerente de um evento que leva milhares de forasteiros e muitos reais a Caicó. Todos bem-vindos.

É melhor nem saber qual será o hit deste ano. Em número e força, o volume das aparelhagens de som dos que ainda defendem a autenticidade não teria competência suficiente para reverberar mais que “Minha mulher não deixa não”. Covardia.

No mais, estaremos lá. O GrandePonto, como de certa forma faz há mais de 30 anos, numa teimosia só, estará em Caicó ao som de Capiba, Claudionor Germano, Alceu Valença, Dosinho, Morais Moreira, Dodô e Osmar, Asas da América…

Por Ádamo Rocha – d’O Grande Ponto

12 respostas

  1. O mundo é assim mesmo Alex, uma bola e vive girando para mudar as coisas, a juventude de hoje vive de internet, malhação, paredão, muita liberdade e mulher bonita que gosta de axé e elétrico no carnaval. Eu pessoalmente respeito o gosto de cada um, porém prefiro axé, é tanto que que agradeço pela a iniciativa de criarem o TREME TREME. A prova disso é que no seu segundo ano de bloco já foi um sucesso, colocando na rua a mesma quantidade de pessoas que o Magão colocou (de acordo com dados dos Bombeiros). Imagine se as coisas não mudassem e agente continuasse vivendo de lamparina, escutanto rádio de pilha,tomando aluá e andando de jumento, era uma beleza.

  2. Pois é, Sempre Alerta! A única coisa que continua do mesmo jeito de sempre é a mulher. Até casar…

  3. Em forma de protesto eu até concordo, fazer um carnaval na dimenssão que é o de caicó sem a ajuda que merece do poder público fica complicado, porém não podemos deixar de lado que o magão sozinho também não teria conseguido isso tudo.Porque deixar de expressar o ala-ursa da paraíba, a escola de samba do vila do príncipe, a troça do caldo, a troça do ferreirinha e onde fica o treme-treme para terem uma idéia a terceira foto acima é do primeiro ano do treme-tremena avenida Celso Dantas, vamos ser parcial a festa é de todos e cada um tem um gosto diferente.

  4. Eu sou jovem… mesmo assim prefiro o magão…
    Tenho contato com pessoas de vários estados, amigos, familiares…
    É bom apenas lembrar que quem vem para Caicó… vem justamente por causa dessa diversidade…
    Caicó nem de perto tem a irreverência de OLinda/Recife nem a animação/originalidade de Salvador…
    Quem vem para Caicó… vem por ser mais barato… por ser mais tranquilo… e por ter muita gente bonita…
    É claro que já começam a deixar de vir… a cidade não tem tanta estrutura… as bandas da ilha são uma vergonha…

    MAs é isso…
    Todo mundo tem que ter consciência…. se não fosse o pessoal do paredão… o que curti axé… o que ouve forró… teríamos um carnaval muito pequeno.. Teriamos o Carnaval de UMA SÓ TRIBO…

  5. É na verdade a cidade ficou pequena para o carnaval, o ala-urça(bloco do magão) tomou conta das ruas, mas não sou contra treme-treme é outra opçao, o importante disso e a beleza do carnaval de Caicó, que cada ano cresce, só tenho a reclamar e as condiçoes que a prefeitura não investe.

  6. O Carnaval de Caicó é maravilhoso, eu prefiro o magão ao treme treme, axé já tem à noite na ilha… mas axo bacana é que ambos cresçam cada vez mais, mas se tiver que depender da prefeitura, acabará tudo!!! vamos tirar esse bamdido da prefeitura!!

  7. Cara…ninguém aqui tá falando que o treme-treme é melhor que o Magão não e nem vice versa. Pelo que sei o problema são os paredões que a galera fica tocando alto enquanto os blocos (magão e treme treme) passam. Isso é uma falta de respeito…..vá tocar lá na frente da tua casa pra ver se encosta meia dúzia de gente!!! Os caras ficam lá com o som na maior das alturas desreipeitando o verdadeiro carnaval só pra se amostrar pra quem tá passando nos Blocos ou tentar azarar as gatinhas que acompanham os blocos também….

    Experimente ficar ouvindo som lá na Beira do Itans enquando o bloco do Magão tá passando na Coronel pra ver se vai ter mulher ao redor do paredão….

  8. È mesmo a terceira foto(com muita gente e um caminhão azul) é do TREME TREME em 2009, eu vi no site carnaval em Caicó. Vamos acabar com este negócio de Magão e Treme Treme, todos dois são ótimos dentro do seu estilo, o que a população devia se preocupar é se o poder público vai ajudar ao carnaval de rua de Caicó que é totalmente público, ninguém vem para Caicó só pelo o magão, Treme Treme, ilha, Iate ou escola de samba, vem mesmo é para o carnaval em Caicó e deixar uma boa grana para a economia da cidade.

  9. Na minha opinião o carnaval de Caicó há tempos deixou de ter uma essência carnavalesca (com irreverência, ludicidade e características regionais), com exceção do bloco do magão e de alguns blocos de bairros, como o ala-ursa da Paraíba.
    No último carnaval que passei em Caicó fiquei super decepcionada com as bandas poiis todas eram de forro e eram as mesmas que já se apresentaram e se apresentam na cidade durante todo o ano. Nenhuma novidade, nenhuma irreverência. Foi enfadonho.
    Pra mim carnaval mesmo quem faz é o folião que não se rendeu ao formato cansativo do forró, quem nem é pé de serra. Enfim, se volto para curti o carnaval de Caicó é somente porque sei que ainda tem o bloco do magão.

  10. Pois é, gosto é gosto, mas sinceramente, o carnaval de Caicó está sucateado em vários sentidos. Falta origininalidade, irreverência, elementos lúdicos e culturais na programação do carnaval caicoense – além da infraestrutura fragilizada. Sempre as mesmas bandas de forró que tocam, as mesmas bandas que já se apresentam na cidade durante o ano inteiro, e pior aquele forró pejorativo e não o legal e gostoso de dançar como o pé-de-serra.
    Em 2009 passei o carnaval em Caicó e teria sido um horror se não fosse o bloco do magão.Tudo bem, há quem goste dessa programação vazia de sentido, mas creio que se não houver uma reformulação no carnaval caicoense, em algum tempo ele deixará de ser o melhor do seridó, o que eu não posso concordar que seja, pois não conheço os outros da região.

  11. este tao falado e famoso carnaval

    quem foi quer voltar, quem nunca foi quer ir brincar…

    qdo eu tiver a oportunidade de ir eu ficarei muito feliz e brincarei ate num querer mais… ate ficar exausta … ai serei mais felixxxx… !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Categorias