Categoria: Natal

Lei da vereadora Nina continuará beneficiando servidores que têm filho ou cônjuge com deficiência

Servidores públicos de Natal (RN), que tenham filho ou pessoa com deficiência sob sua guarda, terão mantido o direito à redução da carga horária sem perda salarial. O anúncio foi feito hoje pelo Prefeito Álvaro Dias após reunião solicitada pela vereadora Nina (PDT), autora da lei que beneficia a categoria. Também apoiam essa luta o titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, secretário Adjuto Dias, e o vereador Tércio Tinoco (PP).

Os servidores já contavam com o direito desde 2020, após aprovação do projeto de lei da parlamentar na Câmara Municipal de Natal. Porém, foi impetrada uma Ação Direta de Inconstitucionalidade sob alegação de vício de iniciativa da proposição. Ou seja, o prefeito à época era quem deveria ter proposto a lei, ao invés da vereadora Nina.

Após vários pedidos, o prefeito Álvaro Dias entendeu a importância de agilizar o envio do texto à CMN, através do Executivo. Esta tarde, ele afirmou que o projeto de lei deverá chegar à Casa Legislativa até a próxima semana, em regime de urgência.

“Meu objetivo ao propor essa lei sempre foi beneficiar as famílias e levar uma melhor qualidade de vida quem tem alguma deficiência . Por isso, é com enorme alegria que recebo essa vitória de hoje, diante de toda a luta em prol dos servidores. São pessoas que precisam de tempo para cuidar dos seus filhos e dos seus entes queridos, que também necessitam de mais atenção e cuidado”, destacou a parlamentar.

Prefeitura de Natal (RN) pretende iniciar até fim do ano obras do Complexo Turístico da Redinha

O Turismo é a mola mestra da economia de Natal (RN). Do setor, derivam outros 52 segmentos, formando uma cadeia produtiva responsável pela geração de mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade e milhares de empregos. Para potencializar ainda mais a atividade, a Prefeitura de Natal (RN) vai iniciar ainda este ano o projeto do Complexo Turístico da Redinha. Com investimentos na ordem de R$ 23,5 milhões, entre recursos da gestão municipal e do governo federal, a iniciativa prevê transformar a praia da Zona Norte em um novo polo turístico local, aproveitando a facilidade de acesso a partir da ponte Newton Navarro e do atrativo gastronômico representado pela tradicional ginga com tapioca.

A licitação da obra foi publicada na semana passada no Diário Oficial do Município e a expectativa da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov) é concluir todos os trâmites em até 45 dias, se não houver nenhuma contestação por parte das empresas concorrentes. Após essa etapa, a ordem de serviço será expedida para os operários iniciarem os trabalhos.

São cinco lotes na licitação. A empresa que arrematar o primeiro será responsável pela construção do novo Mercado da Redinha. O segundo é para executar os serviços de iluminação pública da rua Maruim, do calçadão da rua Francisco Ivo e do quebra-mar, incluindo mão de obra, materiais e equipamentos. A requalificação do sistema de defesa costeira (com enrocamento aderente) da Praia da Redinha, do trecho do rio Potengi, a reurbanização e drenagem do entorno do Mercado Público da Redinha estão inseridas no terceiro lote. O quarto lote prevê a reestruturação viária do novo acesso à Redinha, com pavimentação e recapeamento da rua Maruim, rua Francisco Ivo e acesso ao quebra-mar.

Por fim, o quinto lote contempla a reestruturação viária do antigo acesso à Redinha, com capeamento asfáltico e execução do passeio com acessibilidade do trecho da av. Doutor João Medeiros Filho a partir do viaduto da Redinha até o entroncamento com a rua Francisco Ivo, rua José Herôncio de Melo, a partir da rua Francisco Ivo até a rua engenheiro Clóvis Aragão. Inclui ainda a rua engenheiro Clóvis Aragão, a partir da rua José Herôncio de Melo até a av. dr. João Medeiros Filho.

O prefeito Álvaro Dias destaca que a gestão está dando mais um passo para a construção do Terminal Turístico da Redinha. “O turismo da nossa cidade precisa ser sempre valorizado e fortalecido. Com o Complexo da Redinha, fazemos isso também pela Zona Norte e pelo potencial de riqueza que o projeto deve gerar na região”, apona Álvaro Dias.

O projeto prevê que o Mercado da Redinha, após a remodelação, terá entre 21 e 23 quiosques, pé-direito alto e uma praça de alimentação para até 300 pessoas, mais terraço com deck de madeira. As obras serão coordenadas de forma integrada pela secretaria municipais de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov); Serviços Urbanos (Semsur) e Trabalho e Assistência Social (Semtas).

“Estamos planejando começar o projeto pelo Centro de Artesanato, localizado na lateral do mercado, e depois serão feitas as etapas seguintes, que deverão se estender até 2022. Com o fim das obras, Natal ganhará um novo complexo turístico, mais moderno, seguro e atrativo para turistas e todos os natalenses”, antecipa o secretário municipal de Obras, Carlson Gomes.

Paulinho Freire propõe Lei da prioridade especial em Natal (RN) para atendimento de pessoas com TEA

As pessoas portadoras do espectro autista nível 3 e acompanhantes poderão ter prioridade especial no atendimento em estabelecimentos públicos e privados que façam atendimento ao público em Natal (RN). O vereador Paulinho Freire aprovou em segunda discussão nesta quinta (12), na Câmara Municipal de Natal (RN), o PL que sugere essa pauta da “prioridade da prioridade” que se equipara à prioridade especial já concedida às pessoas maiores de oitenta anos.

O PL também sugere que sejam fixados cartazes em todos esses locais para que sejam explicadas a prioridade especial deste atendimento.

De acordo com o vereador Paulinho Freire e intenção é contribuir para essa luta de tantas famílias natalenses e promover maior qualidade de vida a estas pessoas, direito que lhes é assegurado por Lei de acordo com a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. “Será um importante mecanismo para as pessoas com autismo, assegurando o respeito e o tratamento adequado para tais pois, nesse nível de autismo do indivíduo a simples espera excessiva em uma fila pode desencadear uma crise, onde muitas vezes, os familiares ou acompanhantes dessas pessoas não sabem que são merecedoras do direito de integrarem as filas preferenciais facilitando o conforto do mesmo e de seus parentes na realização das atividades do cotidiano”, comentou.

Agora o projeto será encaminhado para a apreciação do executivo municipal para que possa se tornar Lei.

Tocando fogo na BR 101: Vagabundagem comemora Dia do Estudante com anarquia em Natal (RN)

O Dia do Estudante, celebrado nesta quarta feira, 11 de agosto, começou com anarquia nas ruas de Natal (RN). Uns desocupados que deveriam estar nas salas de aula dizendo-se representantes de entidades como o DCE da UFRN e Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB.RN) bloquearam a BR 101 na entrada de Capital Potiguar e atearam fogo em pneus interditando a passagem de carros nas primeiras horas da manhã e hoje.

“Em esquenta para o ato de 11 de Agosto que ocorrerá às 14h na Cidade Alta, estudantes potiguares e movimentos sociais amanheceram a BR rumo a Natal (RN) com um trancasso em denúncia ao governo bolsonaro! O DCE da UFRN se fez presente e firma o compromisso com a luta contra esse governo genocida!”, diz a postagem do DCE no Instagram.

Projeto idiota de vereador de Natal (RN) quer quebrar comerciantes de carne

Coisa de quem não tem o que fazer. O Vereador do PSOL, Robério Paulino, apresentou um projeto de lei IDIOTA que quer proibir o consumo de carne vermelha uma vez por semana em cantinas, restaurantes, bares e lanchonetes com atividades desenvolvidas junto a órgãos ou entidades do poder público municipal. 

Ele quer quebrar os restaurantes de Natal (RN). Ou seja, quem vende carne no espetinho passando por restaurantes e similares terminando nas churrascarias.

Além dos abatedouros de carnes.

Venezuelando: Vereador do PSOL quer proibir consumo de carne uma vez por semana em Natal (RN)

O vereador de Natal (RN), Robério Paulino (PSOL), quer proibir o consumo de carne vermelha uma vez por semana.

De acordo com o projeto apresentado pelo parlamentar, o consumo de carne vermelha uma vez por semana em cantinas, restaurantes, bares e lanchonetes com atividades desenvolvidas junto a órgãos ou entidades do poder público municipal.

Terra Brasil Notícias

Natal é classificada em 8º lugar na lista de destinos mais em alta no mundo

Terceiro destino mais procurado do Brasil, a cidade de Natal (RN) obteve uma nova notícia em 2021. Trata-se da classificação da plataforma Trip Advisor, por intermédio do Travellers Choice, prêmio entregue pela própria plataforma, com base nas experiências de especialistas: viajantes reais que já estiveram nos destinos.

De acordo com a Trip Advisor, a Cidade do Sol se garantiu no TOP 10, ocupando a oitava posição na categoria “Destinos em alta no mundo”, numa lista de 25 destinos classificados e votados por especialistas. Natal ficou à frente de cidades como Cairo, no Egito (12º lugar), Campos do Jordão (20º lugar), Abu Dabi (21º), nos Emirados Árabes, e York (22º), no Reino Unido.

A classificação da Trip Advisor levou em consideração hotéis, pacotes de viagem, restaurantes, programação cultural, locação de veículos e voos. Segundo o site “o ranking de popularidade leva em conta a qualidade, a quantidade e a recenticidade das avaliações recebidas dos clientes, além da constância no desempenho do destino ao longo do tempo.”

TN

Pizzaria Ponto Certo em Natal (RN)

O Empresário Cláudio Ovídio resolveu estender seus negócios até Natal (RN). Muito brevemente será instalada na Capital Potiguar uma filial da Pizzaria Ponto Certo aclamada pelos caicoenses pela delicia de sua culinária.

Toda estrutura já está sendo montada e logo que entre em atividade deverá atrair grande clientela natalense.

O Ponto Certo funciona como Restaurante e Pizzaria. A ideia, entretanto, é ampliar para Restaurante com acontece em Caicó (RN). Dono de uma culinária inigualável, o local se tornou o preferido dos caicoenses e turistas que visitam a cidade.

Álvaro Dias cumprirá agenda no final de semana em Natal (RN)

O Prefeito de Natal (RN) Álvaro Dias já definiu sua agenda para o final de semana onde passará visitando amigos, correligionários e obras em andamento na Capital do Estado.

“Nossa gestão não para. Aproveitamos até o final de semana para avaliar como anda nossa gestão em todas as áreas: saúde, educação, segurança e tudo que diz respeito para tranquilidade da população”.

“Há um momento em que nós precisamos de dar um pouco de atenção aos amigos e a família. Neste sábado, estarei participando da missa do padre Tiago (um grande amigo) e cumprindo outros compromissos. Nossa agenda de final de semana estará estritamente dirigida à Natal (RN).

Natal (RN) avança na retomada gradual das atividades; Veja capacidade

A Prefeitura do Natal (RN) avança a partir desta quarta-feira (28) no processo de reabertura gradual das atividades comerciais e de serviços, devido à queda dos índices da Covid-19 nos leitos hospitalares. O decreto N.º 12.268, de 26 de julho de 2021, discutido pelo Comitê Científico de Enfrentamento da Covid-19, normatiza e estende a capacidade máxima de ocupação de pessoas nos estabelecimentos.

A principal mudança em relação às medidas anteriores é um aumento do limite de ocupação de alguns locais, que passa a ser de 75%. Desta maneira, os shopping centers, bem como suas respectivas praças de alimentação, os parques de diversões, estações de jogos eletrônicos e playgames, circos, cinemas, teatros e museus, celebrações presenciais de cultos, missas e rituais de qualquer credo ou religião no município do Natal estão sendo atendidos com esta nova medida. A partir de 19 de agosto, estes estabelecimentos poderão funcionar com 100% da sua capacidade máxima de ocupação. A mesma determinação está valendo para a realização de reuniões corporativas, tais como treinamentos, seminários, cursos, simpósios e palestras, em auditórios e salões, localizados em instituições públicas e privadas, inclusive empresas e hotéis, além de realização de sessões solenes de colação de grau.

O prefeito Álvaro Dias reforçou que os setores produtivos estão avançando de forma planejada, gradual e segura e que seu foco neste esforço é preservar a vida da população. “O momento continua sendo de união de esforços. Vamos caminhar olhando pra frente e sair, aos poucos, dessa situação com responsabilidade. As ações da Prefeitura sempre são direcionadas de acordo com o baixo índice de leitos ocupados nos nossos hospitais”, disse.

Os buffets, casas de recepções e eventos, salões de festas, associações e clubes sociais poderão funcionar com o número de 200 pessoas presentes simultaneamente, atingindo a marca de 25% do limite de ocupação da área; a partir de 5 de agosto, o limite avança para 50%, ou seja, 400 pessoas; em 19 de agosto, aumenta para 75% da capacidade até o limite máximo de 600 pessoas;  no dia 02 de setembro, será liberada a presença de 800 pessoas, chegando a 100% da capacidade de ocupação. Por fim, a partir de 16 de setembro, o limite fica majorado para a capacidade máxima de ocupação do estabelecimento.

O comércio “de porta para a rua”, as galerias comerciais e os centros comerciais continuam funcionando no horário das 07h às 20h, de segunda-feira a sábado; já os centros de artesanato estão abertos das 07h às 22h, todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados; por fim, os supermercados, hipermercados e atacarejos, bem como suas respectivas galerias comerciais estão permitidos a funcionar das 07h às 22h, todos os dias da semana, domingos e feriados.

O decreto continua recomendando as pessoas a adotarem o uso de máscaras de proteção facial, o distanciamento social e a higienização contínua de mãos e ambiente como princípios basilares dos protocolos de medidas preventivas para evitar o contágio e a disseminação da doença Covid-19.

Confira as demais regras do decreto clicando Aqui

Prefeitura de Natal (RN) arrecada mais de 15 toneladas de alimentos com Campanha Vacina Solidária

Lançada pela Prefeitura em abril passado, a campanha “Vacina Solidária” já arrecadou mais de 15 toneladas de alimentos não perecíveis em Natal (RN). A campanha tem por objetivo reforçar o acolhimento às famílias em vulnerabilidade que residem no município. Em três meses, já foram arrecadados mais de 15 toneladas de alimentos pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), coordenadora da ação realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Os pontos de coleta funcionam nos locais de vacinação contra a Covid-19.

A “Vacina Solidária” é mais uma forma que a gestão encontrou para auxiliar a população neste momento de pandemia. A iniciativa aproveita a necessidade de deslocamento da população até um ponto de imunização contra a Covid-19 em benefício de todos. “Os locais são identificados e contam com o trabalho de voluntários na confecção destes desses kits de alimentos não perecíveis. Além disso, nos drives instalados em Natal, onde a vacina é aplicada com o munícipe dentro do carro, não há a necessidade de descer do veículo para fazer a doação”, detalha o prefeito Álvaro Dias.

“Estamos chegando ao quarto mês de ação e muito felizes com o apoio de toda a cidade. No entanto, é preciso reforçar a necessidade da consistência das doações. Há muitas pessoas que, neste momento, enfrentam dificuldades e precisam da nossa ajuda. Não importa a quantidade, toda colaboração é bem-vinda e, certamente, fará a diferença na mesa destas famílias”, aponta o secretário da Semtas, Adjuto Dias.

A campanha pede que as pessoas que forem se vacinar contribuam com a doação de um quilo de alimento não perecível. Esses alimentos serão organizados em cestas básicas e distribuídos para a população vulnerável do município. A arrecadação está sendo feita nos postos de vacinação contra a Covid-19, coordenados pela Prefeitura de Natal. Os drives funcionam no Via Direta, no Sesi da Avenida Capitão-mor Gouveia, no Palácio dos Esportes e no Ginásio Nélio Dias, além das 35 Unidades Básicas de Saúde.

Cadastro único

As doações da “Vacina Solidária” estão sendo distribuídas pela Semtas através do Cadastro Único, que garantirá que as pessoas a serem beneficiadas sejam as que preenchem todos os requisitos de política de assistência social. “São aquelas que realmente necessitam. Contamos com todos e vamos juntos enfrentar esse momento de dificuldade”, completa Adjuto Dias, fazendo um apelo à população. A coleta dos alimentos ocorrerá enquanto durar a vacinação da população de Natal (RN)

Prefeitura de Natal (RN) investe cerca de R$ 127 milhões em obras na Zona Norte

A Prefeitura de Natal (RN) está investindo cerca de R$ 127 milhões em obras de Saneamento Integrado, drenagem, pavimentação, abastecimento de água, ligações intradomiciliares, quadra poliesportiva e estruturas para programas de assistência social, na Zona Norte de Natal (RN).

Divididas em etapas, na fase 1 das obras foram executados serviços nos bairros de Nossa Senhora da Apresentação e Lagoa Azul. Foram 85 ruas atendidas com drenagem pluvial, ligações, abastecimento e pavimentação. O loteamento Vila Paraíso teve 36 ruas, o Parque dos Coqueiros 22 e loteamento José Sarney 27 concluídas nessa fase, onde foram investidos cerca de R$ 22 milhões.

“Essas obras levam qualidade de vida e saúde para a população da Zona Norte. Investir em saneamento é investir na saúde de nossa população. Esse foi um compromisso que assumimos e que estamos realizando apesar de todas as dificuldades em decorrência da pandemia”, comentou o prefeito Álvaro Dias.

Ainda nesta primeira etapa, foram executadas obras de drenagem e calçamento de 71 ruas com paralelepípedos. O loteamento Brasil Novo teve 50 ruas concluídas e o loteamento Novo Horizonte 21, num investimento aproximado de R$ 11,5 milhões.

A Etapa 1 tem outras três obras para serem iniciadas. Uma quadra de esportes coberta, na rua Açude Santa Rita de Cássia, em Brasil Novo. Nesta obra serão aproximadamente R$ 474 mil.

(mais…)

Prefeitura de Natal (RN) vai construir primeira quadra coberta da Zona Norte

A Zona Norte de Natal (RN) vai ganhar sua primeira quadra poliesportiva coberta. Nesta terça-feira (20), em solenidade realizada no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, o prefeito Álvaro Dias deu a ordem de serviço para a construção do equipamento público que será erguido no Loteamento Brasil Novo. Serão investidos pouco mais de R$ 470 mil nos serviços que têm a previsão de cinco meses para serem entregues.

A construção da quadra está inserida no projeto de saneamento integrado que a Prefeitura está executando na região, contemplando a drenagem e pavimentação 330 ruas, além da construção de Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e de um Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS).

Álvaro Dias destacou que o esporte tem sido uma prioridade na sua gestão, refletida nos investimentos conduzidos pela Prefeitura na área. “Esporte é saúde, lazer e cidadania. São incalculáveis os benefícios gerados por meio da efetivação de políticas públicas efetivas no esporte. Além desse aspecto da qualidade de vida, é importante ressaltar a questão dos valores: disciplina, respeito e educação. Vamos seguir investindo e ampliando os equipamentos públicos esportivos de Natal, pois sabemos da importância disso para a população. Essa quadra que vamos construir no Brasil Novo não vai só beneficiar aquela comunidade, mas toda a região”, observou Álvaro.

(mais…)

Projeto Viver Bem na Onda da Saúde beneficia mais de 50 mulheres de Mãe Luíza, Natal (RN)

As manhãs das segundas, quartas e sextas-feiras das 50 mulheres, aproximadamente, de Mãe Luíza nunca mais foram as mesmas. Isoladas desde o início da pandemia, elas encontraram na atividade física uma forma de trabalhar corpo e mente. Na praia de Miami, o Projeto Viver Bem na Onda da Saúde, uma iniciativa da Prefeitura de Natal (RN) por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem um ano e seis meses e proporciona aulas de fisioterapia e, mais recentemente, aulas de surf para a terceira idade. Tudo isso com acompanhamento médico gratuito.

O surf chegou para integrar o projeto há pouco mais de um mês, sob o comando de Julianderson Silva, professor de surf que ensina a modalidade bodyboarding, que consiste no uso da prancha para deslizar da crista, da curva ou da face da onda em direção à areia. Encantado com a disposição das mulheres, ele, que já tem um projeto chamado “Filhos de Mãe Luíza”, realizado nas praias de Miami e de Ponta Negra, com crianças e adolescentes, resolveu abrir espaço e proporcionar uma nova experiência para essas mulheres.

De acordo com Julianderson, desde o primeiro dia de atividade as mulheres se empenham e se divertem com a alegria que o esporte proporciona. “Muitas delas tinham medo de entrar e a gente tenta passar a maior segurança, estando do lado delas, colocando elas nas ondas. Algumas já estão até pegando onda sozinhas e essa felicidade delas contagia a gente, que é voluntário. A gente sente essa energia e sente prazer em estar proporcionando isso pra elas”, comentou.

A ação faz parte do Projeto Saúde da Família e é administrado pela educadora física Daniela Coutinho, da Unidade Básica de Saúde de Aparecida, no bairro de Mãe Luíza. As aulas de educação física incluem exercícios aeróbicos, caminhadas e o surf. O objetivo da iniciativa é proporcionar qualidade de vida para as mulheres das mais variadas idades: crianças, adolescentes, jovens, mas com o foco nas idosas. As atividades geram resultados positivos como o controle da hipertensão e da glicose.

Além disso, a junção da atividade física com o cenário da praia de Miami, na zona leste da capital potiguar, tem surtido um efeito terapêutico nas idosas que buscavam a unidade de saúde principalmente apoio psicológico para lidar com os problemas de casa somados ao contexto do isolamento social com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

(mais…)

Álvaro Dias vistoria obras em conjuntos da Zona Norte, em Natal (RN)

Um conjunto de obras que engloba recuperação de praças, equipamentos esportivos e qualificação asfáltica, em andamento nos vários bairros da zona Norte de Natal (RN), recebeu a visita do prefeito Álvaro Dias, nesta sexta-feira (16). A vistoria contou com o acompanhamento da secretária de Esporte e Lazer, Jódia Melo, além dos secretários Paulo César Medeiros (STTU), Secretaria de Planejamento (Sempla), Joanna Guerra, Secretário Chefe do Gabinete Civil, Johan Xavier e equipes das secretarias envolvidas.

A primeira parada foi no Conjunto dos Garis, no Alto da Torre, onde está sendo reformada a quadra de esportes ao lado de um antigo lixão que a comunidade limpou. A nova estrutura do equipamento esportivo está ganhando pintura do piso, manutenção do alambrado, pintura geral, recuperação da mureta, substituição de equipamentos e acessibilidade. O prefeito foi recebido por líderes do Conselho Comunitário conjunto dos Garis, Sítio Serraria e Parque Floresta, e aproveitou para conhecer outras áreas com potencial para construção de novos equipamentos para atender as comunidades nas áreas de lazer e educação.

No Residencial Alvorada 2, em Pajuçara, o prefeito Álvaro Dias acompanhou a colocação da escultura do artista plástico Guaraci Gabriel em homenagem ao Rei Pelé, na praça Juscelino Kubitschek. A escultura metálica em técnica stencil de 7 metros de altura, foi uma doação do premiado artista natalense, morador do Pajuçara, que conheceu Edson Arantes do Nascimento durante sua participação na Bienal Internacional de Cuba.

(mais…)

Em Natal (RN), alameda Marinho Chagas ganha novo projeto de iluminação

Mais um equipamento público para a prática de atividades físicas e de lazer foi entregue nesta quarta-feira (14) pelo prefeito de Natal (RN), Álvaro Dias. A Alameda Marinho Chagas, no Parque dos Coqueiros, passou por um amplo processo de modernização, ganhando um novo projeto de iluminação, contando com 113 postes com luminárias de LED de alta potência e eficiência. A nova alameda está situada na Área de Lazer Marinho Chagas, que fica entre as avenidas das Seringueiras e Pedro Álvares Cabral, no conjunto Parque dos Coqueiros.

O trabalho de implantação e modernização da rede de iluminação pública de Natal está sendo realizado nas diversas regiões da cidade. Recentemente, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) entregou a Alameda do Calçadão da Avenida Roberto Freire e a iluminação da orla da cidade totalmente modernizada. A Prefeitura do Natal também fez a melhoria do Centro Histórico da cidade e de seu entorno.

“Esse investimento no parque de iluminação da cidade gera benefícios em diversas áreas. Com essas iniciativas, promovemos mais segurança, valorizamos as regiões atendidas, estimulamos a prática de atividades físicas, trazendo mais saúde e qualidade de vida para a população. Vamos seguir avançando com esse trabalho que atingiu diversas comunidades e tem agradado bastante” disse o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

(mais…)

Prefeito de Natal (RN) assina ordem de serviço para construção de Cras e Creas na Zona Norte

Para alcançar o maior número de pessoas em situação de vulnerabilidade aos serviços essenciais oferecidos pela Prefeitura do Natal (RN), por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), estão sendo criados dois centros de referência do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Nesta terça-feira (13), o prefeito Álvaro Dias, e os secretários Adjuto Dias (Semtas) e Carlson Gomes (Semov) assinaram a ordem de serviço para a construção de um Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e um Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas), ambos localizados no Conjunto Pajuçara, Zona Norte da cidade.

“Nós autorizamos o início desta obra importante para a população, por entender que os idosos, as pessoas com deficiência, as vítimas de violência sexual, a população em situação de rua e as crianças, principalmente durante a pandemia da Covid-19, necessitam estar próximas das políticas públicas. Houve um repasse da bancada federal oriundo de várias emendas num valor aproximado de R$ 40 milhões e a Prefeitura está trabalhando com estas emendas para, cada vez mais, mudar a vida de muitas pessoas. Vêm aí mais um Creas e um Cras beneficiando a comunidade de Pajuçara e a Zona Norte”, assegura o prefeito Álvaro Dias.

O secretário da Semtas, Adjuto Dias, ressalta que estas obras irão se juntar aos 12 Cras e quatro Creas já existentes no município e que um imóvel planejado para este fim trará um serviço de excelência para a população e uma economia aos cofres públicos, por não ter despesas com aluguel. “São obras no valor de quase R$ 800 mil que promovem a inclusão social, a proteção das famílias e o acesso à cidadania. Queremos cuidar, amparar e incluí-las nos programas municipais e federais. Trabalhamos, a fim de minimizar os impactos sociais e a vulnerabilidade. Estaremos inaugurando, num prazo de execução previsto de 180 dias, dois importantes imóveis para a assistência social e para os natalenses”, reforça.

O Cras, localizado à rua Presidente Juscelino Kubitschek, será mais uma porta de entrada das famílias para a inclusão social, que a partir da escuta qualificada e o conhecimento dos processos de vida e relações sociais em que uma família está inserida, pode ofertar diversos serviços como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC – para idosos e pessoas com deficiência) e benefícios eventuais (auxílios natalidade, funeral e calamidade pública).

(mais…)

Fátima Bezerra autoriza pagamento de R$ 23 milhões a Arena das Dunas


A Governadora Fátima Boku’s Bezerra, através do Secretário de Infraestrutura do Estado, Gustavo Rosado, autorizou a inversão de ordem cronológica de pagamento devido a calamidade financeira e enfrentamento da situação de emergência em Saúde Pública causada pelo Coronavírus – (COVID-19), junto a empresa ARENA DAS DUNAS CONCESSÃO E EVENTOS S/A, no valor de R$ 23.210.844,02, no período de 11 a 22 de junho de 2021, conforme ato de publicação no Diário Oficial pela Controladoria Geral do Estado do RN.

Será que a CPI da Arena das Dunas na Assembleia Legislativa do RN, irá se pronunciar sobre esse milionário pagamento? É somente uma pergunta.

PS: Esse pagamento é em relação ao Estádio de Futebol Arena das Dunas, antigo Machadão.

Secretário de Educação do Estado renova contrato com a BAND (RN)

Foi prorrogado por mais 90 dias o contrato nº 29/2020, assinado pelo Secretário de Educação do Estado do Rio Grande do Norte (RN), Getúlio Marques Ferreira, junto a Televisão Novos Tempos BAND (RN) para divulgação de vídeos aulas no valor de R$ 318.390,00.

Você conhece algum aluno da rede estadual que tenha assistido algum desses vídeos? É somente uma pergunta.

Álvaro Dias não soube

Os Ministros do Turismo (Gilson Machado ) e Comunicação (Fábio Faria) fizeram uma visita técnica às obras da Praia de Ponta Negra nesta segunda feira (12)? se fizeram o Prefeito de Natal (RN) Álvaro Dias não soube e não foi convidado.

Na agenda do Ministros constava que eles iriam. Se foram… ninguém sabe… ninguém viu…

Fábio Faria volta a criticar Fátima Bezerra

Os Ministros do Turismo (Gilson Machado) e da Comunicação (Fábio Faria) estiveram nesta segunda feira (12) visitando as obras do Museu da Rampa. Fábio deu uma colher de chá ao ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo e ao seu pai e ex-governador Robinson Faria. E meteu o pau na Governadora Fátima Bezerra. Disse que ela não atende ao pleito do Turismo no RN.

VÍDEO:

Museu da Rampa (Natal): Quem está mentindo? Fátima ou Fábio?

No Twitter de Fátima:

Fátima Bezerra disse que seu governo pegou a obra do Museu da Rampa, de Natal (RN) com apenas 50,1% em execução. O Ministro das Comunicações Fábio Faria que veio visitar a obra nesta segunda feira (12) com o Ministro do Turismo Gilson Machado disse que a obra está sendo tocada com recursos federais do Governo Bolsonaro.

Prefeitura de Natal (RN) vai distribuir fardamento escolar

A Prefeitura de Natal (RN) vai entregar o fardamento escolar para todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Natal (RN), beneficiando os mais de 58 mil alunos matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O investimento da Secretaria Municipal de Educação para aquisição de 58.411 kits de fardamentos destinados ao ano letivo de 2021 é equivalente a R$ 6.599.671,50.

“A educação é uma grande prioridade para o Município de Natal (RN). A entrega de fardamento completo aos alunos da rede município faz parte desse contexto, pois representa identidade e dignidade para os estudantes. Com o fardamento, os nossos alunos podem frequentar a escola com mais entusiasmo e se preparar para o futuro”, ressalta o prefeito Álvaro Dias.

As crianças da Educação Infantil vão receber um kit padronizado com os seguintes itens: 01 camiseta com manga curta, 02 bermudas, 02 pares de meias e 01 par de tênis. Já os alunos das turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, receberão 01 camiseta com manga curta, 01 calça, 01 bermuda, 02 pares de meias e 01 par de tênis, e os alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos vão receber uma camiseta com manga curta.

(mais…)

Secretário Adjuto Dias participa de formatura de 600 jovens da Casa do Menor Trabalhador

A Casa do Menor Trabalhador realizou nesta sexta-feira (09), com a presença do secretário Municipal do Trabalho e Assistência Social, Adjuto Dias, a formatura de 300 jovens, na faixa etária entre 16 a 22 anos, em diversos cursos de capacitação profissional.  

A parceria com a Prefeitura do Natal RN), por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), vem contribuindo para a educação e qualificação profissional destes jovens aptos a ingressarem no mercado de trabalho, mediante a lei do Jovem Aprendiz. Ao total 600 jovens se formaram nos últimos dias. 

“A Casa do Menor Trabalhador tem relevantes serviços prestados em nossa cidade. São mais de 30 anos de atuação em Natal. A prefeitura tem orgulho de ser parceira de um projeto importante, que muda a vida dessas pessoas para sempre, e seguiremos juntos de mãos dadas com o objetivo de contribuir para a melhoria de, cada vez mais, jovens e crianças por meio da educação e da qualificação profissional”, disse o secretário.

Prefeito Álvaro Dias vistoria obra de requalificação da Avenida Praia de Ponta Negra, Natal (RN)

A Avenida Praia de Ponta Negra, em Natal (RN) divide a atenção de natalenses e turistas por concentrar boa parte da gastronomia e diversão no bairro da zona Sul. O local também é endereço de um dos maiores polos do Carnaval de Natal (RN), passagem de blocos e eventos. Entretanto, era escuro e sem estrutura, e havia um sonho antigo da  população e empresários que o local tivesse um incremento para o fluxo das pessoas e convivência mais segura. A Prefeitura de Natal, dentro do projeto de melhoria dos espaços públicos urbanos, está recuperando a avenida com um projeto de requalificação que vai dar mais vitalidade ao bairro praieiro.  

A obra está em estágio avançado e nesta quarta-feira (7) o prefeito Álvaro Dias visitou o local e conferiu de perto o trabalho de recuperação que já se estende do Praia Shopping até a Rota do Sol, ponto final da avenida. A requalificação é realizada pela Prefeitura de Natal por meio da STTU e Semov, e está orçada em R $1,8 milhão. Contempla a construção de estacionamentos, acessibilidade, ciclovia, pista de cooper, paisagismo, entre outros instrumentos, além da iluminação com fiação subterrânea com postes em LED. 

“Estamos colocando em prática aquilo que nos comprometemos nesta gestão, de tornar a cidade atrativa para as pessoas, então teremos aqui um incremento do turismo e também para que a população possa estar na rua sem necessariamente estar nos restaurantes”, disse o prefeito Álvaro Dias.

(mais…)

Vacinação em Natal (RN) salta 20 anos com público sem comorbidades desde junho

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Natal (RN), coordenada pela Prefeitura, ganha cada vez impulso. Em menos de um mês, a faixa etária dos grupos populacionais avançou 20 anos, saindo de pessoas com 59 anos para atingir cidadãos com 39 anos, sem Comorbidades. Nesta quarta (7), a Prefeitura abre a vacinação exatamente para o público de 39 anos e mais.

O volume de vacinas também tem crescido exponencialmente. Somente no período entre 10 de junho até a última segunda-feira, dia 5, o Munícipio aplicou quase 100 mil doses (97.793 no total). Desde o início do ano, quando a vacinação começou, Natal está chegando a quase 500 mil pessoas vacinadas. Até a última segunda-feira (05), foram aplicadas 486.040 doses dos imunizantes em Natal.

Para o prefeito Álvaro Dias, a meta de alçançar o número de 500 mil vacinados na cidade ainda nesta semana é bastante plausível. “Conseguimos imprimir um excelente ritmo de vacinação nos últimos dias. Somente agora em julho, já foram mais de 20 mil doses aplicadas. Com essa média e a ampliação para novos públicos, temos a certeza de que vamos atingir as 500 mil doses aplicadas nos próximos dias”, confia Álvaro. “Isso só comprova a eficiência da nossa estratégia para esta campanha. A realidade exige rapidez e agilidade e estamos conseguindo fazer isso. Recebemos as vacinas e logo distribuímos para os pontos de vacinação”.

(mais…)

Prefeito assina ordem de serviço para modernizar calçadas em Natal (RN)

O Prefeito Álvaro Dias assinou nesta terça-feira (06) a ordem de serviço para o início das obras de recuperação e modernização dos espaços públicos, com implantação de rotas de deslocamento para os pedestres em diversos bairros de Natal (RN). Serão investidos mais de R$ 29 milhões em 70 quilômetros de calçadas, garantindo acessibilidade e segurança para as pessoas.

“Estamos iniciando esta obra dentro da nossa filosofia de trabalho de modernizar e tornar Natal uma cidade planejada, bonita e agradável para os natalenses e os turistas. Estamos empenhados com todas as ações que melhoram a qualidade de vida das pessoas. A revitalização do Beco da Lama, a reestruturação do Espaço Cultural Ruy Pereira, a reforma de praças e obras de infraestrutura por toda a cidade são exemplos do esforço de todos e da cidade com que sonhamos”, aponta o prefeito Álvaro Dias.

A Prefeitura do Natal selecionou a avenida Amintas Barros como projeto-piloto para o início da obra, para que possa ser avaliado o impacto na cidade e servir de modelo para as demais ruas. “A avenida Amintas Barros foi escolhida por ser uma rua larga. As obras deverão iniciar daqui a dois meses. As ruas serão caracterizadas por zonas, onde cada zona terá sua cor de identificação e esse padrão vai ser estendido aos ônibus, placas de ruas e logradouros, levando melhoria na qualidade de vida dos moradores e no tráfego de pessoas”, afirma Carlson Gomes, secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura.

(mais…)

Posts Recentes

Posts Recentes

setembro 2021
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930 
Categorias

Faz muito bem

Em Currais Novos a câmara de vereadores reluta em conceder título de cidadão ao ex-presidente e réu condenado em vários processos Luis Inácio Lula da

Leia Mais