“A investigação está encerrada, agora vamos encaminhar o procedimento ao secretario de Saude do RN para que ele tome as providências com relação ao abandono de empregos de alguns médicos da Policlínica em Caicó”. Foi a informação repassada pela promotora de Saúde, Iara Pinheiro durante a audiência publica nesta noite de quarta-feira em Caicó.
A promotora chegou a reafirmar o que já tinha dito ao Blog do Marcos Dantas nesta quarta de que seu levantamento feito nos últimos dias apontou o descumprimento da carga horária de alguns profissionais. “São médicos que tem seus consultórios próprios, que recebem mensalmente seus salários do Governo para cumprir uma carga horária de 40 horas, e só dão 12″‘ disse.
Respostas de 3
A providência deve ser estendida aos PSFs de Caicó, é uma vergonha. A carga horária dos médicos, assim como as visitas em domicílio a casas de paciente que não podem se deslocarem até os postos de saúde para realizarem atendimentos, estão precários. Existe médico que na sexta-feira vai apenas assinar o ponto e só. Durante a semana o costume é chegar de 7:30hr ou 8:00hr e quando dar exatamente 9:00hs querem sair correndo para o seu consultório particular. Pelo que sei o horário do médico do PSF é de manhã e a tarde, atender até o ultimo paciente e realizar visitas agendadas nas casas dos pacientes. Porém, isso não é realizado e também não é fiscalizado. Todos sabem do problema, porém ninguém faz nada. Pasmem!
Está aí a vergonha, depois ficam criticando a vinda de médicos estrangeiros para atuarem no País.
Que venham os cubanos, canadenses, chineses, japoneses…paraguaios também.
Mas o governo deve, sim, aparelhar os hospitais e postos de saúde, dando condições de um atendimento digno.
Medicamentos não podem faltar.