Livro vai ajudar a conviver com a seca

seca UOLO Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) lança hoje, no Centro de Treinamento Senadora Kátia Abreu, parque Aristófanes Fernades, o livro “O produtor rural e o Rio Grande do Norte semiárido – soluções para conviver melhor com as secas”. O livro, que pode ser considerado uma cartilha, traz informações importantes que podem auxiliar agricultores e pecuaristas no combate às perdas nos períodos de estiagem.

O livro é fruto de um trabalho elaborado por uma equipe de mais de 30 consultores do Sebrae/RN desde agosto do ano passado. Segundo um dos organizadores do livro, o técnico Ronil Fonseca, o material colhido servirá de apoio para pelo menos 1.800 produtores já cadastrados no programa “Sebrae/RN no Semiárido”, espalhados em quase todos os municípios do Estado. “O material poderá ser consultado por técnicos e consultores, bem como pelos próprios agricultores”, explicou.

O livro está dividido em sete grandes áreas: meio ambiente, bovinos/bubalinos/caprinos/ovinos, psicultura, apicultura, cultivo da mandioca, fruticultura e olericultura no semiárido. Com linguagem fácil, o livro apresenta dicas que podem salvar, por exemplo, a produção de mel ou de farinha de mandioca.

Ronil Fonseca deixa claro que algumas das orientações não poderão ser utilizadas durante o atual período de estiagem, mas servirá de base para as próximas secas. “A intenção é levar o conhecimento aos agricultores com relação o que ele pode fazer. Há informações importantes em vários aspectos”, ressaltou. A Federação de Agricultura e Pecuária do Estado (Faern), Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc) e o Banco do Nordeste são parceiros do Sebrae/RN no projeto. O livro será lançado às 7h30, durante um café.

Da Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias