Júlio Delgado, a pedra do PSB no sapato de Henrique

henrique sapatoO Globo – Embalado pelo aumento de 42% no número de prefeituras comandadas pelo partido nas eleições de outubro do ano passado, e no momento em que tenta construir uma candidatura própria à Presidência da República em 2014, o PSB resolveu enfrentar o PMDB e disputará a presidência da Câmara em fevereiro, com a candidatura do deputado Júlio Delgado (MG).

O parlamentar mineiro foi relator do processo de cassação do ex-deputado José Dirceu, condenado no julgamento do mensalão. Azarão, Delgado enfrentará o favorito Henrique Alves (RN), líder do PMDB que tem o apoio do PT e do Palácio do Planalto.

Nesse episódio, o papel do presidente nacional do PSB e aspirante a presidente da República, governador Eduardo Campos (PE), é dúbio. Para o público externo, ele desestimula a candidatura de Delgado, que tem chances remotas de vitória. Na prática, porém, não se empenhou para que o deputado mineiro desistisse de concorrer ao cargo.

Campos deu corda para Delgado até meados de novembro, quando contava com a possibilidade de apoio do PSD do ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, o que acabou não se concretizando.

Desde o início, a atuação do presidente Eduardo Campos foi de bastidor. Ele não queria afastar possíveis votos de petistas e outros deputados da base, na votação secreta, por temerem seu fortalecimento para 2014. Agora, mais por não querer se associar a uma provável derrota, ele continua tentando se descolar da candidatura socialista.

Mas interlocutores dizem que ele não quer vetar a candidatura para não “parecer despótico”.

— A única pessoa capaz de interromper a candidatura do Júlio é ele próprio. Essa é uma decisão da bancada, e não do partido. Não tem nada a ver com Eduardo Campos. Eu, que vou assumir a liderança da bancada (em fevereiro), vou apoiá-la — disse o deputado Beto Albuquerque (RS), um dos parlamentares mais próximos do presidente do partido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

janeiro 2022
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 
Categorias

Não vai dar

Pessoas próximas ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, temem que a crise política que se avizinha com o avanço da Lava Jato possa travar a

Leia Mais