Juiz do CNJ inspeciona Alcaçuz: “é difícil respirar lá dentro”

A Penitenciária Estadual de Alcaçuz foi a 22ª unidade prisional inspecionada pelo juiz convocado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para coordenar o Mutirão Carcerário, Esmar Custódio Filho. No maior presídio do Estado também foram encontrados, proporcionalmente, os maiores problemas: celas sem qualquer ventilação, com pouca iluminação, lixo espalhado, esgoto a céu aberto. A inspeção aconteceu na manhã desta terça-feira (23) e o magistrado passou aproximadamente duas horas na área interna dos pavilhões 1, 3, 5 e o de Adaptação. Os demais foram vistos na última sexta-feira (19) juntamente com o presidente do CNJ e STF, ministro Joaquim Barbosa.

“Deixei Alcaçuz mais para o final porque já sabia que é uma unidade maior, mais complicada. Tudo que foi encontrado nas outras unidades encontramos aqui, mas em uma proporção bem maior. Superlotação, falta de higiene, celas escuras e abafadas, falta de manutenção, de assistência material, do básico de higiene e limpeza. Um local totalmente insalubre e inapropriado para a segurança do preso. Há fossas abertas em quase todos os pavilhões. É difícil respirar lá dentro, ainda mais poder se alimentar”, disse o juiz Esmar Custódio Filho ao terminar a inspeção.

A informações colhidas na inspeção de Alcaçuz, juntamente com as das demais unidades, farão parte de um relatório elaborado pelo magistrado e que será encaminhado ao plenário do CNJ para análise e possíveis recomendações ao governo do Estado para que sejam realizadas ações que revertam as péssimas condições do sistema prisional do RN. No relatório preliminar da equipe foram apontadas 16 irregularidades. Além da superlotação, existente em quase todos os prédios, foi detectado falta de espaço para o banho de sol e a inexistência de área para visitas em delegacias que servem como locais de custódia de presos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2021
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
Categorias

E Larissa Rosado na sua cola

A principal oponente de Cláudia nessa disputa, Larissa Rosado (PSB), segue na sua cola para derrubar decisão do juiz eleitoral de Mossoró, Herval Sampaio, que

Leia Mais