Joe Biden é o novo presidente dos Estados Unidos

biden eleito Joe Biden é o novo presidente dos Estados Unidos

A CNN americana acaba de anunciar que, segundo as suas projeções, o candidato democrata Joe Biden conseguiu os 270 votos para ser eleito presidente dos EUA no colégio eleitoral. Mas agora deve começar o processo legal de recontagem de votos impetrado pelo presidente Donald Trump, do Partido Republicano.

De acordo com as apurações parciais em estados-chave, além de cálculos estatísticos e demográficos sobre a proporção de urnas ainda não apuradas, já não é mais possível para o presidente Donald Trump chegar a 270 delegados no colégio eleitoral.

Biden conquistou a vitória em Michigan e Wisconsin, dois estados cruciais para chegar à vitória, na tarde de quarta-feira (4). Em ambos estados, a apuração está praticamente concluída.

Nesta sexta (6), Biden ultrapassou Trump na Geórgia e na Pensilvânia.

A indefinição deve se arrastar para os tribunais. Ao longo da semana, o presidente Donald Trump apresentou ações judiciais em diversas instâncias da Justiça americana questionando a contagem e acusando fraude na contabilidade de votos enviados pelo correio.

Há ainda a hipótese legal de recontagem em parte dos estados onde a margem entre os candidatos for inferior a um percentual pré-definida. Na Geórgia, a recontagem é provável diante da perspectiva de vitória de Biden por menos de 0,5 ponto percentual.

A litigância da parte de Trump ainda deve aumentar. Na noite desta sexta-feira, o presidente foi às redes sociais dizer que o adversário não deveria se autoproclamar presidente uma vez que “os processos estão só começando”.

CNN Brasil

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2021
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
Categorias

Fábio Faria: O pavão

Pouco mais de seis meses depois de tomar posse no comando do Ministério das Comunicações, Fábio Faria conseguiu sem alarde algo que o tornou ainda

Leia Mais

A primavera de Micarla

O jornalista Felipe Patury, da ÉPOCA, destaca que a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, do PV, sofreu todo tipo de revés nos últimos meses.

Leia Mais

Bobagem!

O blogue do Xerife já tinha ‘cantado a pedra’ faz tempo. O prefeito que substituiu Carlos Eduardo Alves na prefeitura de Natal ‘admitiu” hoje (02),

Leia Mais

Vereador agora vai valer ouro

Com a decisão do TSE – Tribunal Superior Eleitoral – de que prefeito só vira ficha suja com as contas rejeitadas pelos vereadores, ficou mais cara

Leia Mais

Em Caicó tem político Piau-Sabão

Comentário que saiu ontem em uma mesa no quiosque O Beirute, ponto de encontro de intelectuais, poetas, degustadores, políticos, jornalistas, radialistas, analistas, boêmios e pensadores

Leia Mais