Governo lançará o RN em Foco com números detalhados da contabilidade do Estado

O Rio Grande do Norte registrou o segundo maior crescimento do Brasil em notificações de estupros e ameaças contra mulheres entre os meses de março e maio de 2020.

A contabilidade do Executivo Estadual passará a ter livre acesso aos cidadãos. A Contabilidade Geral do Estado elaborou o RN em Foco, com os principais números fiscais do Governo. Serão quatro publicações ao longo desse ano, com dados dos dois quadrimestres restantes, esta primeira edição com as informações do primeiro semestre e outra para o segundo semestre. Todo o relatório poderá ser conferido a partir da próxima semana no Portal da Transparência do RN.

“A intenção é promover mais uma ferramenta para o acompanhamento da situação orçamentária, financeira e fiscal do Governo”. O contador geral do Estado, Flávio Rocha, destaca ainda dados de um semestre marcado pela retração da atividade econômica com forte queda das receitas próprias do Estado, como ICMS, Fundo de Participação dos Estados, etc, que mesmo com a ajuda financeira do Governo Federal, foi insuficiente para manter o nível de arrecadação de 2019.

No entanto, Flávio Rocha ressalta o controle da despesa liquidada, em especial, da despesa de pessoal. “Outro momento importante é o crescimento, em relação ao mesmo período do ano anterior, dos gastos com saúde e educação”. E o relatório exalta todos esses números sob comparações com o ano anterior, variações, detalhes, gráficos e explicações introdutórias para deixar o mais claro possível ao cidadão, aos órgãos de controle e gestores públicos.

Esta edição tomou como base os dados extraídos do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) do período de referência. Os relatórios na íntegra foram publicados no Diário Oficial do Estado e constam também no site da Controladoria Geral do Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

janeiro 2021
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias

WhatsApp deixará de funcionar

O WhatsApp deixará de funcionar em alguns smartphones Android, iPhone, Windows, Nokia e BlackBerry antigos. Isso porque para que o aplicativo funcione, é preciso que

Leia Mais

Taxa alta

A cidade de Natal registrou 45 mortes relacionadas com arboviroses (dengue, chicungunha e zika) até outubro de 2019. O número corresponde a um aumento de

Leia Mais