Governo cobra 1,2 milhão de pessoas, mas só 220 mil devolvem auxílio recebido indevidamente

auxilio emergencial abr Governo cobra 1,2 milhão de pessoas, mas só 220 mil devolvem auxílio recebido indevidamente

O governo federal já recebeu de volta R$ 260 milhões pagos indevidamente a pessoas que não estavam nos critérios estabelecidos para recebimento do auxílio emergencial. Isso significa que cerca de 220 mil brasileiros emitiram a Guia de Recolhimento da União (GRU), por meio do site do Ministério da Cidadania, para restituir os recursos. O calendário de crédito do benefício se encerrou no último dia 27.

O número é bem inferior ao de beneficiários que teriam recebido a ajuda financeira indevidamente, segundo análise da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU). Em dezembro do ano passado, o Ministério da Cidadania enviou mensagens SMS a 1,2 milhão de pessoas suspeitas de receber o auxílio de forma irregular para pedir a devolução da quantia.

Conforme a União, elas passaram a ter um segundo benefício assistencial do governo, como aposentadoria ou seguro-desemprego, conseguiram um emprego ou apresentaram renda incompatível com o recebimento do auxílio. Em dezembro, cerca de 197 mil pessoas tinham restituído valores recebidos indevidamente, totalizando R$ 230 milhões em devoluções aos cofres públicos. O dado mostra que, após o envio de 1,2 milhão de mensagens SMS pelo governo, apenas 23 mil (1,9% desse total) novas pessoas devolveram o que foi recebido indevidamente.

A devolução pode ser feita pelo site criado pelo governo federal especificamente para corrigir as falhas no pagamento do benefício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2021
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
Categorias

João Maia e o Dia do Estudante

Hoje eu quero levar uma mensagem de esperança a todos os estudantes, mas especialmente àqueles que estudam em escolas públicas e conhecem de perto a dura

Leia Mais

O pulo do gato

Só uma dúvida…. O pagamento dos servidores municipais de Caicó referente ao mês de dezembro, foi junto com o pulo do gato ?    

Leia Mais

Outro na vaga de Rogério Marinho

O deputado federal e líder do DEM Efraim Filho tomou posse nesta quarta-feira (29) como presidente da Frente Parlamentar Mista do Comércio, Serviços e Empreendedorismo.

Leia Mais

Governo continua parando obras no RN

O Secretário de Infra-Estrutura do Estado, Gustavo Fernandes Rosado Coelho, determinou a paralisação da construção da quadra poliesportiva da Escola Nervuloso Pereira de Araújo,no município

Leia Mais