Governadores do Nordeste discutem nesta sexta (8) em Natal solução para as enchentes

guerreira-discursando-de-branco-bacanaA governadora Wilma de Faria vai receber os colegas do Nordeste nesta sexta-feira (08) em Natal. A pauta do 10º Fórum dos Governadores do Nordeste, que será realizado entre às 9h e às 15h, no Hotel Serhs, na Via Costeira discutirá a compensação aos estados pelas perdas do FPE, a antecipação dos recursos do Fundeb e linhas de crédito do BNDES. O tema que deve dominar os debates, no entanto, são as ações emergenciais e as propostas de soluções definitivas para os problemas gerados pelas enchentes. Durante o encontro deve ser anunciada também a instalação do escritório regional do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA).

Além dos governadores da região, devem participar do encontro em Natal os ministros Geddel Vieira Lima, da Integração Nacional, que nesta quarta-feira (06) sobrevoou com a governadora Wilma de Faria as áreas mais afetadas pelas enchentes no RN, Mangabeira Unger, de Assuntos Estratégicos, Fernando Haddad, da Educação, e o presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

Diante do quadro de calamidade que atinge vários municípios potiguares em decorrências das últimas chuvas, a governadora Wilma de Faria vai propor aos ministros e governadores, durante o evento, estratégias para o enfrentamento das enchentes que anualmente assolam a região. “Espero que a discussão seja direcionada para soluções técnicas que permitam o represamento e aproveitamento econômico da água”, afirma a governadora.

De acordo com a programação, depois da abertura oficial do X Fórum de Governadores do Nordeste pela governadora Wilma de Faria, prevista para 9 hs, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, irá falar sobre “Operacionalização da Linha de Crédito do BNDES aos Estados. Logo em seguida será feita a leitura dos pontos debatidos na reunião dos Secretários de Estado de Finanças e Planejamento do Nordeste, a ser realizada na véspera no mesmo local, e iniciado o debate sobre compensação financeira federal aos Estados pelas perdas do FPE (Fundo de Participação dos Estados).

Por volta das 10hs, o ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, irá apresentar aos governadores nordestinos o Projeto Nordeste e anunciar o lançamento do escritório regional do Ipea. Na sequência, será a vez do ministro da Educação, Fernando Haddad, abordar com os presentes um tema que desperta muito interesse: a antecipação dos recursos do Fundeb aos Estados.

O último ministro a se pronunciar será Geddel Vieira, da Integração Nacional, que vai tratar sobre as enchentes anuais que atingem o Nordeste, abrindo o debate para as medidas emergenciais e possíveis soluções definitivas para o problema. A última rodada de debate está prevista para ser encerrada às 12h30, quando será feito o sumário das conclusões do evento e servido o almoço. Às 14h30, será realizada uma entrevista coletiva, com encerramento previsto para 15h.

As edições anteriores do Fórum dos Governadores do Nordeste foram realizadas em Natal/RN (janeiro/07), João Pessoa/PB (abril/07), Fortaleza/CE (maio/07), São Luis/MA (outubro/07), Salvador/BA (novembro/07), Aracaju/SE (fevereiro/08), Maceió/AL (abril/08), Teresina/PI (julho/08), Recife/PE (dezembro/08).

Fonte: Assecom/RN

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias

Romário: falando merda

Presente à cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico na quarta à noite, Romário negou rumores de que pretenda desistir de disputar o governo do Rio pelo

Leia Mais