Governadora recebe universitários de todo o país para o Rondon no Seridó

A governadora Rosalba Ciarlini fez palestra, neste domingo (23), em Natal, para 400 jovens, entre universitários e professores de todo o país. Eles vão ficar no estado até o dia 07 de fevereiro, na Operação Seridó, do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa. Além dos selecionados para atuarem em vinte municípios da região, na platéia estavam representantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, prefeitos e o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

“Vou agora ser guia turístico”, se autodenominou a governadora, para quem os universitários devem trabalhar para melhorar a vida dos potiguares, mas também precisam aproveitar as belezas naturais. E entre esses atrativos, citou os castelos Engady (Caicó) e Bivar (Carnaúba dos Dantas), o açude Itans (Caicó), mina Brejuí (Currais Novos), sítios arqueológicos e outras potencialidades como o bordado do Seridó e a gastronomia que tem como forte o queijo e a carne de sol.

Para vender institucionalmente o Rio Grande do Norte, a governadora não se limitou ao Seridó. Lembrou das praias de Natal e Costa Branca e que o Estado é responsável por 96% do sal consumido no Brasil; produz camarão, fruticultura irrigada, minérios como ferro e a chelita, energia eólica, petróleo e gás natural.

Potencialidades que, na opinião da governadora, perderam mercado por falta de incentivo do governo do Estado. “Infelizmente nos últimos oito anos, perdemos para o Ceará”, declarou, se referindo à produção de camarão e fruticultura, atividades que tiveram muitas empresas se transferindo para o vizinho Estado pelos incentivos fiscais ofertados. “Mas, esse quadro vai mudar”, assegurou.

“Estou fazendo uma miscelânea para vocês conhecerem o nosso estado”, disse, convidando os participantes para a Feira de Artesanato e Arte (FIART) que está acontecendo até o dia 30, no Centro de Convenções, e que a governadora visitará na terça-feira (25). São vinte países participantes e o tema central será o bordado de Caicó.

O tom de descontração usado pela governadora causou boa impressão aos visitantes. Os rondonistas aplaudiram Rosalba de pé. A informalidade estimulou muitos deles a fazerem perguntas à governadora sobre o que encontrarão nos municípios onde permanecerão nos próximos quinze dias com ações de saúde, educação e muitas outras de cidadania.

Uma resposta

  1. BONS TEMPOS…

    É cachaça no cabaço que dá no meio da canela! O meu Rondon foi em Santa Cruz…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias