G1 destaca audiência pública em Caicó para discutir tecnologia que ‘faz chover’

foto-3A Câmara Municipal de Vereadores de Caicó, cidade da região Seridó do Rio Grande do Norte, discute em audiência pública nesta quinta-feira (11) a tecnologia que “faz chover” através da ionização atmosférica como alternativa para o combate à seca. Dois empresários paulistas vieram ao estado para apresentar o funcionamento da metodologia aos caicoenses. De acordo com Cássio Clemente, Ceo da Rain & Co, empresa que representa a tecnologia no Brasil, o método de ionização da atmosfera através da eletrificação já foi usado com sucesso em países como México, Cuba, Rússia e Israel.

Ele explicou que “cargas elétricas são jogadas na atmosfera e descarregam íons que começam a adensar moléculas de água. As moléculas vão se juntando até que tem a formação de nuvens e a precipitação”. A tecnologia foi desenvolvida em Israel. O uso dela depende da construção de estações compostas por torres: uma de 8 metros e sete menores de 3 metros. “As torres menores são dispostas ao redor da principal, num raio de 150 metros, interligadas eletricamente, e têm uma fonte de energia muito pequena de 1 kilowatt. Essa energia sai de baixo para cima, das torres menores para maiores, e acontece o processo eletromagnético. A energia se dispersa na atmosfera, eletrifica a atmosfera e começa o processo de adensamento”, disse Cássio.

Estima-se que sejam necessárias seis estações no Rio Grande do Norte. A construção de cada uma custa em média R$ 12 milhões e leva de 90 a 120 dias. “Duas semanas após a instalação já está chovendo”, disse o empresário. Segundo ele, em três anos será possível repor o volume dos reservatórios. “Não é um experimento, um teste, é uma tecnológica que já tem 15 anos e resultados comprovados em outros países”, afirmou.

Para o vereador Leleu Fontes (Pros), a tecnologia pode ser a solução para o problema da estiagem no RN. “Convidamos o governador e todas as autoridades do estado. A ideia dessa audiência é mostrar a importância de se analisar soluções hídricas porque estamos na iminência de sofrermos um colapso. Precisamos analisar esse estudo e dentro da viabilidade técnica, econômica e social encontrar uma saída que possa nos garantir a certeza que não vai faltar água para a sobrevivência do povo de Caicó e de todo o estado”, disse.

Uma resposta

  1. Gostaria que fosse verdade essa nova tecnologia para fazer chover? Já houvi que nos anos 60 os cearenses faziam chover ou melhor tentaram fazer chover no NE bombardeando as nuvens “cloreto de sódio” e não prosseguiram com essa ideia, não sei as razões,mas essa nova ideia é aparentemente maravilhosa, se ai eu pergonto já aplicaram em outro Estado do Brasil, São Paulo está em crise hídrica também? O governo de já investiu nessa tecnologia? lá tem Verba suficiente e aqui? será que se pode gastar nessa tecnologia????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias