Notas

Fumo: a dívida de Rosalba Ciarlini

Compartilhe:

Dorme numa das gavetas da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, presidida pela senadora-governadorável Rosalba Ciarlini, o projeto que proíbe o fumo em ambientes coletivos fechados em todo o País.

O jornal O Estado de São Paulo foi buscar a lembrança. A senadora prometeu entregar nos próximos dias. Maaasss… Congreso Nacional entrará em recesso e ela tirará licença para se dedicar à campanha.

Eis a matéria, sob o título ‘Projeto que proíbe fumar ainda aguarda avaliação’:

Aprovado em março na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, o projeto que proíbe o fumo em ambientes coletivos fechados em todo o País aguarda há quase quatro meses avaliação na Comissão de Assuntos Sociais. O relatório do projeto ainda não foi nem mesmo preparado. A Senadora encarregada da tarefa, Rosalba Carlini (DEM-RN), promete a entrega para os próximos dias. Mas o Congresso vai entrar em recesso.

A hesitação sobre o fim dos fumódromos no Brasil tem provocado desgaste na imagem do País na comunidade internacional. A posição de liderança na área antitabagista, conquistada nos anos 90, começa a ser questionada. “Nossa situação só não está pior por causa das iniciativas estaduais e municipais”, afirma a médica Tânia Cavalcante, que representa o Brasil nas reuniões para implementação da Convenção-Quadro do Tabaco. Doze Estados têm leis proibindo o fumo em ambientes fechados.

O primeiro sinal de falta de empenho do governo sobre o assunto ocorreu em 2008, quando um texto sugerindo o fim dos fumódromos foi apresentado pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Sem o aval do presidente Lula, a proposta foi para a gaveta da Casa Civil, de onde nunca mais foi retirada.

Abelhinha.com – Tibuna do Norte

5 comentários em "Fumo: a dívida de Rosalba Ciarlini"

    CLAUDIA
    12/07/2010 às 13:19

    MEU AMIGO COMO É QUE PODE PROSSEGUIR SE AS EMPRESAS DE TABACO FAZ GRANDIOSAS DOAÇÕES A CANDIDATURA DOS NOSSOS REPRESENTANTES? FAZ-ME RIR SENADORA

    116928
    CLAUDIA
    12/07/2010 às 13:28

    VAMOS DE NULO EM OUTUBRO/2010

    116935
    samara
    12/07/2010 às 13:47

    ROSALBA: dizendo as empresas de tabaco deixe comigo que da gaveta nao sai

    116937
    Carlos
    12/07/2010 às 19:29

    E o engraçado que ela fuma, e muito

    116981
    Gilberto Sales
    12/07/2010 às 23:00

    PARABÉNS VOTO NELA , SOU CONTRA O CIGARRO , PROPOSTA DE GRANDE VALIA A TODOS OS BRASILEIROS

    117012

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *