Category: Fé

Fórum discutirá Turismo Religioso no Seridó

“O Turismo Religioso e as Expressões do Sagrado no Seridó Potiguar” será o tema do 1° Fórum de Turismo Religioso do Seridó, confirmado para o período de 27 a 29 de julho próximo, durante a programação da Festa de Sant’Ana de Caicó (RN). O evento será em plataforma digital e é uma realização da ADESE – Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó, Diocese de Caicó e do Curso de Turismo da FELCS-UFRN.

A programação de palestras e mesas temáticas debaterá as expressões religiosas no Nordeste do Brasil, as festas como patrimônio cultural imaterial, o hibridismo religioso no sertão e o potencial para o desenvolvimento do Turismo Religioso no Seridó potiguar. “Uma das propostas do evento é tratar da roteirização turística e as implicações no desenvolvimento regional do Seridó”, explica professor Marcelo Taveira, da comissão organizadora.

Um dos destaques da programação será a submissão e apresentação de trabalhos, distribuídos em quatro grupos: GT1 – Cultura, Sociedade e Religiosidade; GT2 – Festas, Celebrações e Brincantes; GT3 – Hospitalidade e Turismo; GT4 – Economia Criativa. Todos os resumos aprovados e apresentados no evento serão publicados em um livro.

O Fórum também conta com apoio da Fundação Joaquim Nabuco, IPHAN e Sebrae-RN e pretende mobilizar pesquisadores, gestores públicos, empreendedores do turismo, religiosos e comunidade em geral. As inscrições e submissões de trabalho serão feitas diretamente na página http://doity.com.br/forumturismoreligioso

Comissão aprova Santuário do Lima, em Patu (RN), como patrimônio turístico e religioso do RN

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Socioeconômico, Meio Ambiente e Turismo aprovou, na tarde desta terça-feira (15), um projeto de lei da deputada Isolda Dantas (PT) que reconhece como Patrimônio Imaterial, Histórico, Cultural, Paisagístico, Turístico e Religioso do Estado o Santuário Nossa Senhora dos Impossíveis, conhecido como Santuário do Lima, localizado no Município de Patu (RN). A proposta foi relatada pelo deputado Albert Dickson (PROS), que deu o parecer favorável.

O Santuário ocupa posição privilegiada no turismo religioso estadual e foi eleito pelo voto popular como uma das sete maravilhas do Rio Grande do Norte, recebendo diversas romarias durante todo o ano, como símbolo da religiosidade popular e da fé do povo, com destaque para a romaria da juventude nos meses de outubro e a festa de Nossa Senhora dos Impossíveis em novembro.

História

Denominado “Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis”, o local remonta ao ano de 1758, ano em que chegou diretamente de Portugal uma escultura da imagem que dá nome ao local. A partir de então, houve doação de uma légua de terras junto ao município de Patú para a construção do do santuário, que posteriormente teve repassadasa capela e área de terra à administração da Diocese de Natal.

Com o passar dos anos, a Diocese e a gestão do local realizaram diversas obras para a melhoria na infraestrutura local, como a construção da Casa dos Romeiros e uma estrada com vistas à facilitação de acesso e hospedagem aos peregrinos. Desde 1966, o santuário já tem essa estrutura.

PS: O Prefeito Rivelino Câmara foi responsável pela revitalização do acesso ao santuário que estava muito danificado. Ele tem sido um árduo defensor do Turismo Religioso no Município.

Festa de Santana de Caicó (RN) entra neste ano no mês de agosto

A Festa de Santana de Caicó (RN) – maior evento religioso do Rio Grande do Norte (RN) – neste ano de 2021 entra no mês de agosto. Será comemorada do dia 21 de julho ao dia 1 de agosto.

Somente lembrando aos mais esquecidos. Você sabia que a Festa de Santana sempre teve data marcada todos os anos? Se sabia… Parabéns! Pois, a Festa de Santana tem data marcada. Ela termina todo domingo depois do dia 26 de julho que é o DIA DE SANTANA. Não tem que perguntar, portanto, quando é a Festa de Santana? Basta ir ao calendário e olhar. Termina todo domingo depois do DIA DE SANTANA que é comemorado no dia 26 de julho.

Vereadora retira postagem em que compara Fátima Bezerra a Nossa Senhora

A Vereadora natalense petista Brisa Bracchi deve ter levado uma “bronca” segura da Governadora Fátima Bezerra por causa da montagem “bizarra” que postou em suas Redes Sociais comparando-a a Nossa Senhora.

Brisa retirou a montagem abaixo de suas Redes Sociais. Ridícula! Falta de respeito.

Não adiantou ter retirado a montagem. Já ficou “malhada”. Perdeu o “votinho” dos católicos. Vai ficar com os ateus.

É o cúmulo! Vereadora compara Fátima Bezerra a Nossa Senhora

A vereadora natalense Brisa Bracchi, do PT, postou em sua página no Twitter uma montagem comparando a Governadora do Rio Grande do Norte (RN) Fátima Bezerra a Nossa Senhora.

Isso é o cúmulo! Uma vergonha. Uma falta de respeito.

Principalmente, nesta segunda feira (31) quando se encerra o mês Mariano dedicado a Nossa Senhora.

Nesta data todas as igrejas celebram a Coroação de Nossa Senhora.

“Perdoa Pai, eles não sabem o que diz”.

VEJA:

PS: Acredito que nem Fátima gostou da comparação.

“SER GAY É UM DOM DE DEUS”

Em 24 de maio (como hoje) de 2014 a Diocese de Caicó (RN) recebia o novo e atual Bispo Dom Antônio Carlos Cruz.

Foi ele que celebrizou uma frase muito polêmica durante uma de suas homilias que ganhou repercussão internacional e incomodou muitos fiéis que ficaram desapontados. Disse: “SER GAY É UM DOM DE DEUS”.

Houve muita revolta entre os religiosos.

Para eles, foi inacreditável o que ouviram. A notícia chegou ao Vaticano.

À época, muitos fiéis deixaram a frequentar suas celebrações e até se negaram a doar o dízimo.

Ministros em Santa Cruz (RN) nesta segunda (24)

Os Ministros Fabio Faria (Comunicações) e Gilson Machado (Turismo) estrão nesta segunda feira (24) em Santa Cruz (RN) para tratar o teleférico da Estátua de Santa Rita de Cássia. Maio estátua religiosa do mundo.

A fé que nos guia

INSPIRAÇÃO

É fácil dizer que amamos a Jesus Cristo, mas nosso amor deve ser sincero, não apenas uma palavra que repetimos. As palavras que proferimos como um transbordamento do que está em nosso coração são genuínas, mas é possível falar com nossos lábios o que nossos corações não acreditam verdadeiramente. A vida colocará nosso amor de Cristo à prova e descobrirá se é genuíno ou não.

ORAÇÃO

Ó, amor da minha alma, que meu amor por ti seja percebido como genuíno. Ajude a nós todos com um sincero amor a viver cada momento e cada dia. Sabemos que, se amarmos, obedeceremos a você. Ajude-nos a obedecer você do coração.

Bispos do RN publicam novas medidas sobre a presença de fiéis nas missas

Com base no decreto do Governo do Estado n° 30.562, de 11 de maio de 2021, autorizamos as celebrações dominicais e nos dias feriados, com a participação presencial de fiéis (30%), podendo chegar a 50% da capacidade se utilizadas as áreas abertas, mediante prévia autorização da vigilância sanitária (Secretaria de Saúde), em todos os horários, respeitando o toque de recolher (22h às 5h).

Esta autorização entra em vigor a partir da data de sua publicação e permanece válida durante todo o período de vigência do decreto estadual ou enquanto não mandarmos o contrário.

Natal (RN), 12 de maio de 2021.

Dom Jaime Vieira Rocha
Arcebispo Metropolitano de Natal

Dom Mariano Manzana
Bispo de Mossoró

Dom Antônio Carlos Cruz Santos, MSC
Bispo de Caicó

Momento de fé, oração e graça

INSPIRAÇÃO

Satanás, cujo nome significa “Adversário”, certamente fará seus ataques contra nós. Haverá o dia em que seremos testados, e devemos resistir às “ciladas do diabo”. Sempre devemos estar nos preparando para esse dia, devemos estar sempre preparados para mantermos nossa posição e não a retirarmos diante de uma hora da verdade.

ORAÇÃO

Com sua armadura, Senhor, podemos nos manter firmes contra os assaltos do inimigo de nossas almas. Faça-nos valentes, experientes e bem equipados soldados da Verdade, que, por Sua Graça, nos levam a realizar grandes façanhas para a sua glória. Amém.

Oração: Um momento para nossa fé

INSPIRAÇÃO

Nosso Pai Celestial não está apenas em nossos atos externos de dar aos pobres e necessitados ou na caridade, mas também nos nossos motivos e nas maneiras que fazemos. Se damos para sermos visto e honrados pelos homens, essa é a nossa única recompensa, e não temos motivos para esperarmos por recompensa de Deus.

ORAÇÃO

Ó, Senhor, deixe com que nunca nos demos ao seu ministério com o objetivo de ficarmos bem aos olhos dos outros. Não procuremos honra dos homens, mas busquemos essa honra que vem somente de Deus. Quando te honra obedecendo a ti, tu nos honra aprovando nossos atos e nos dizendo, finalmente: “Bom trabalho, servo bom e fiel!”. Essa é a nossa maior recompensa.

Oração Pelo Dom da Vida

INSPIRAÇÃO

Nós vemos aqui uma metáfora, uma forma de expressão figurativa usada para enfatizar um ponto: que Jesus se tornou “pecado”. De uma forma mais literal, ele se tornou uma “oferta pelo pecado“. Mas uma oferta pelo pecado foi aquela em que a culpa dos pecados dos outros estava simbolicamente usada. No caso de Jesus, nossa culpa foi literalmente colocada sobre ele quando ele veio como o Cordeiro de Deus para tirar o pecado do mundo.

ORAÇÃO
Caro Cordeiro moribundo, você tomou a culpa de nossos pecados sobre si mesmo e foi tratado pelo Pai como culpado por nossos pecados. Ele se virou de costas e você suportou a ira de Deus contra o pecado, como se você tivesse sido o próprio pecado, quando o pendurou na árvore do Calvário. Nunca podemos esquecer esse grande sacrifício que você fez por nós. Que nunca possamos esquecer o dom da sua perfeita justiça. Amém.

Dia das Mães

O blogue do Xerife parabeniza todas as mães leitoras desta página na Internet. Que Jesus as proteja. Vou abraçar a minha. Antes, uma passada na igreja para pedir bênçãos a JESUS para ela.

Um momento de oração

INSPIRAÇÃO

Ninguém sabia mais que o Rei Salomão, um dos homens mais ricos que já viveu. Mas é impossível para a prata, o ouro e todas as coisas que o dinheiro pode comprar satisfazer uma alma. São as coisas que muitos não podem comprar e que só Deus pode dar que são os presentes mais preciosos e satisfatórios de todos.

ORAÇÃO

Senhor, você é o doador de verdadeiras riquezas que o dinheiro nunca poderia comprar. Somente você pode dar paz, alegria, amor, fé e todos os frutos do Espírito. E, quando desistimos de bens e confortos mundanos por causa do avanço do seu Reino, sabemos que você irá nos recompensar, seja nesta vida ou na próxima. Ajude-nos a valorizar as riquezas verdadeiras e eternas mais do que as riquezas passageiras e enganosas da Terra.

Momento de reflexão: Cristo não está dividindo

INSPIRAÇÃO

Para sermos dignos de nosso chamado por Deus (versículo 1), devemos ser humildes, mansos, pacientes, amorosos e buscadores de unidade e paz. Nossa base de unidade com outros crentes é descrita nos versículos 4 a 6 deste capítulo de Efésios. Mas note que são essas qualidades descritas aqui nos versículos 2 e 3 que nos permitem praticamente desfrutar dessa unidade.

ORAÇÃO:

Dê-nos um espírito de unidade, Senhor, pois Cristo não está dividido. Onde existem verdadeiros motivos para a unidade divina, abramo-nos alegremente! Nunca nos deixemos ser presas de um espírito festivo, mas sempre nos regozijamos no ponto comum que compartilhamos com todos os verdadeiros cristãos. Amém.

Posts Recentes

Posts Recentes

junho 2021
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Categorias

E-Social permanece até 2020

A partir de janeiro de 2020, duas novas plataformas de informação serão criadas para reunir todas as informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias do trabalhador  brasileiro.

Leia Mais