Fantasmas voltam a assombrar o Castelo de Engady de Caicó

Só os fantasmas mesmo para habitarem o famoso castelo de Engady em Caicó.Construído pelo Padre Antenor Salvino, em 1974, é uma das principais atrações turísticas da região do Seridó, mas que está esquecida pelo poder público.

Edificado em estilo mouro-medieval, o castelo é mobiliado detalhadamente, com artefatos rústicos da época das cruzadas, misturando-se ao toque sertanejo.

Ali, foi a residência oficial do padre por vários anos, e até um certo tempo, o local era conhecido como “o castelo do padre”. Toda essa riqueza turística e cultural foi proibida para a visitação.

Adquirido por mais de 200 mil reais, o Castelo de Engady foi incorporado aos acervos da Fundação José Augusto, com a proposta de ser transformado numa casa de cultura, no que na realidade, nunca chegou nem ao papel, pois nem projeto nesse sentido foi feito.

Sua compra foi concretizada no final do ano de 2006, ou seja, houve tempo suficiente para os ex-governadores, Iberê Ferreira e  Wilma de Faria darem vida ao local, o que lamentavelmente não aconteceu.

Uma lástima, o tão famoso e importante prédio está abandonado e indo as ruínas.

6 respostas

  1. Lembrando que o Corpo de Bombeiros foi jogado lá depois da separação com a PM, local sem nenhuma condição de abrigar uma instituição que precisa de boas vias para poder se deslocar com velocidade aos acidentes e incêndios que ocorrem.

  2. Caro Robson, no Brasil não falta dinheiro para o investimento não.Uma prova disso foi a compra desnecessária deste castelo.Dinheiro mal empregado.Nossos governantes deveriam sofrer alguma punição por estas atitudes se não pela lei, pelos eleitores.Não seria necessária a lei da ficha limpa se soubessemos votar. Outra coisa que gostaria de expressar aqui é minha indignidade com um coletor de lixo “enfeitando ” um dos poucos pontos turísticos de Caicó: a praça da Matriz.Que falta de sensibilidade!!!

  3. Construir um castelo é de tamanha excentricidade, ainda mais, quando a região está mais para Lampião…

  4. Esse é um problema crônio em nossa cidade é como nós falamos todos os dias, a sociedade de Caicó – rn é muito ingênua, nós queremos que tudo vem para a nossa cidade, mas não se preoculpamos com a manutenção e assim a nossa cidade se encontra em ruinas, pobre e sem pespectivas de prosperidade. Olhe que Caicó – rn não mais uma cidade bebezinho, já temos mais de 200 anos e é claro só vai piorando. A ilha de Santana é outro problema crônico e vamos convier para o resto da vida, não tem como transferir para outra cidade. Essa semana em uma aula de economia a professora foi clara: “A economia de Caicó – rn é sustentanda por sacoleiros e sulanqueiros, ou seja todo mundo é sacoleiro e sulanqueiro! E o restante por sub empregos”. A professora fez uma comparação com CURRAIS NOVOS – RN que tem uma economia estabilizada, só que não dar nem para comparar, a cidade de CURRAIS NOVOS – RN tem em sua economia as minerações que jogam dentro do comércio milhões e milhões de dolares por mês, e um comercio muito forte, é uma cidade que atende mais de 40 cidades em sua volta, ai não dar nem para comparar é claro que Caicó – rn tem mais gente, mas isso é um problema para a cidade que não tem emprego, com isso os custo da cidade almente.

    Economista – ufrn.

  5. Estarrecedor
    Sou apenas um cidadão caicoense que, levado pelo exercício da minha arte, teimo em grita muitas vezes sozinho pelo que acredito, atendendo ao clamor das imagens, que somente falam e me e dizem o quanto é estarrecedor o descaso …dos nossos governantes. O tempo de vive nesta cidade parece ter vencido, caminho dos meus rastros, dos meus pais e dos meus avos, horizonte que se fecha com arranha-céus que brota do chão e floresce apagando as estrelas. Assisto, com amargura no peito, na mente e na alma a superficialidade a forma de como dentro da nossa cultura a reflexão é indesejável, é coisa que provoca asco, é fonte de sofrimento. Estarrecedor: Deixo que as fotos que fiz e que estão no meu fecebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias

Prefeitos querem mais dinheiro

Os prefeitos do Rio Grande do Norte decidiram se mobilizar para pressionar a Assembléia Legislativa a agilizar a votação do projeto de lei que altera

Leia Mais