Fábricas estão poluindo o Rio Piranhas

180274.jpgA cidade de Jardim de Piranhas está nadando em dinheiro. Ainda bem.

Proporcionalmente, dizem, é a cidade do Rio Grande do Norte onde tem mais carros importados.

Os da marca HILUX são os preferidos. É muito comum circular pela cidade os carrões da moda.

Um veículo desse tipo custa em média R$ 200 mil reais. Ou mais. Depende do modêlo. Se for completão então…

A cidade vive o apogeu do seu desenvolvimento. As fábricas de tecelagem geram inúmeros empregos na cidade, o que é muito bom.

Os donos de tecelagem vivem cheios de grana. O que não é da conta de ninguém.

Só é da conta de alguém – e do mundo todo – o descaso deles em relação ao Rio Piranhas. As águas do Rio estão cada vez mais poluídas. O Rio está morrendo. Culpa da poluição que vem das tecelagens. Prometem resolver o problema e nada. Só conversa. É o que se fala na região. O IDEMA não faz nada!

Clique em “comentários” que você vai saber os nomes das fábricas que estão poluindo o Rio Piranhas.

Respostas de 19

  1. Como é Robson que o IDEMA vai resolver o problema do Rio; quando vem em Jardim em vez de ir no Rio ver a realidade fica nos escritórios das industrias. Fazendo o quer? Eu sei mais não vou dizer!!!!!!!!!

  2. Que se dane o meio ambiente, o que importa é o progresso, geramos empregos, a cidade cresce, é o que importa, o resto não estamos nem aí. É esse o pensamento da maioria dos empresários brasileiros, é essa estupidez sem limites que responsável pela destruição paulatina do planeta. E, nem adianta reclamar, ou fazer campanha contra, o preço é alto, paga-se com a vida. Não que eu seja contra o progresso, mas a parceria homem-meio ambiente tem que existir.

  3. Quem ganha dinheiro hj com o progresso de fábrica e a degradação do meio, está tirando a vida dos netos… o planeta pede socorro! Pelas diferenças drásticas no clima, vemos q a tendência é piorar cada vez mais, se n fizermos uma reeducação voltada p convivermos com a natureza, talvez eu q tenho pouco mais de 20 ainda assistirei o desfecho lamentável dessa história, já meus filhos e netos… Consciência ecológica n tem nada com progresso. Esse progresso pode ser conseguido aliando uma alternativa eficaz p n gerar dano ambiental… ademais… as multas ambientais sao as mais caras no direito, mais caras até q as multas aplicadas ao direito tributário.

  4. Sou aluno da Escola Amaro Cavalcanti. No último domingo, dia 11 de novembro, realizamos um grande mutirão de limpeza do rio Piranhas, com a participação de uma grande quantidade de alunos daquela escola. Em pouco mais de duas horas de trabalho e num raio de aproximadamente 2 kms, recolhemos mais de trinta sacos de lixo. No leito do rio encontramos restos de animais, plástico, garrafas pet, ferro, sobra de tinta de estamparia (há baldes e telas de estamparia sendo lavados dentro do rio, uma imoralidade!) e todo tipo de imundície… Pior que isso foi verificar a grande quantidade de fétidos esgotos que são lançados no rio, formando riachos de lama podre e se misturando à água que já vem poluída de outras cidades ribeirinhas acima da nossa.
    Os industriais e a população em geral devem ser mais conscientes: ESTÃO MATANDO O PIRANHAS E PRECISAM PARAR URGENTEMENTE! Em nome da nossa sobrevivência.

  5. Realmente aconteceu essa limpeza no rio Piranhas acima citada, e é muito preocupante a situação dele(rio), se nada for feito em breve teremos um rio morto, cá entre nos estamos fazendo nossa parte, concientezando nosso alunos e levando-os in loco para verificarem a gravidade dos fatos, mesmo que isso por vezes traga alguns aborrecimento, como ocorreu com o lacamento do jornal “Folha Estudantil”, quando alguém que não teve e nem tem a coragem de se identificar usou esse blog para insultar, agredir e denegri a imagem dos nossos professores que são pessoas conciente e estão preocupados com o futuro de nosso município – esses realmente amam essa terra.

  6. Quero chamar a atenção do Ministerio Publico, para que tome urgentemente as providencias a reispeito desse caso, pois os empresarios precisam respoderem por esse crime ambiental.

  7. Robson, que eu saiba somente um vereador do PT, numa legislatura anterior, promoveu uma caminhada ao longo do rio e ao mesmo tempo fazendo um levantamento da poluicao.

    Constatou-se muita agressao de produtos quimicos, muito lixo, esgotos, tudo jogado ao Rio. O Poder Publico impotente para resolver. Os particulares também nao resolvem. E o problema se perpetua.

    O Diario de Natal publicou que a Barragem Armando Ribeiro esta contaminada. Constatacao dos tecnicos da UFRN.

    Jardim do Piranhas RN, Sao Bento PB, Vista Serrana PB, e moradores ao longo do rio, todos poluem. Nao ha um controle interestadual, nao ha um acompanhamento da situacao.

    Criaram a ANA, agencia nacional de aguas para tratar da questao. Mas nao tem poder, ainda. Reclamar a quem? Cade o Direito Sanitario, cade o Direito ambiental? Em Natal criaram-se promotorias do Ministerio Publico de defesa do meio ambiente. E no Serido?

  8. Robson, encontrei este artigo muito interessante.
    Saudacoes seridoenses,
    Flavio dedeabel

    SANEAMENTO

    Esgoto das casas polui mais os rios, diz pesquisa
    JULIANA COISSI
    DA FOLHA RIBEIRÃO

    Um levantamento inédito do governo federal sobre o uso das águas no Brasil traz duas constatações surpreendentes.

    Primeiro, a poluição e não a escassez é o principal risco ao futuro uso da água. Segundo, o esgoto doméstico lançado nos rios pelas concessionárias públicas é o vilão da poluição das águas -e não os dejetos das indústrias.

    Nas regiões metropolitanas, como na Grande São Paulo, 90% do esgoto lançado nos rios é doméstico e só 10%, industrial.
    O relatório foi feito pela ONU (Organização das Nações Unidas), Ministério do Meio Ambiente e ANA (Agência Nacional das

  9. Ou Róbson,

    Você se lembra do Dnocs – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas? Pois é, o governo erradamente, por décadas, desenvolveu políticas públicas, voltadas para preparar a população do Nordeste a enfrentar o fenômeno natural, que é a seca na região do Semi-

  10. Ou situação essa, é só alguém falar que os ricaços caem em sina. Pois é,um jornal da Escola Amaro Cavalcanti fez um matéria sobre o rio e houve até quem mandasse os professores calar a boca, além de insultá-los e baixar sua moral – pode um negócio desse até quando as autoridade vão ficarem de braços cruzados diante dessa situação, mas também pudera algumas são do ramo dos poluídores.

  11. É meu caro Robson, pelo que vejo, a cidade de Jardim de Piranhas está em franco crescimento. Mas, se não houver uma conscientização do poder público, o nosso querido Rio Piranhas irá perecer devido a este descaso que culmina com a não consciência destes Empresários Jardinenses.

  12. quero comprar saco alvejado flanela direto da fabrica de jardin das pirnhas pois vi um video na internete e me enterecei .como fazer .obrigado

  13. o ar é muito importante jente ,vamos parar de poluir o ar ele é muito important pra nos sem ele ajente nao vivi ….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

julho 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
Categorias

O Papa-Jerimum no DEM?

Especular não paga imposto nem dá bucho inchado: – E se o deputado estadual Vivaldo Costa que recuou de se filiar ao PSD, especulou que

Leia Mais