A esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, a advogada Viviane Barci de Moraes, pegou carona com magistrados do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). O episódio ocorreu na última quinta-feira (15).
De acordo com a coluna Igor Gadelha, do Metrópoles, Viviane Barci saiu de Brasília e desembarcou em São Paulo. Ela estava em um avião oficial compartilhado pelas comitivas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do Ministério da Defesa.
No total, o jato decolou com 11 passageiros, entre eles, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, o ministro do STF Gilmar Mendes e a esposa dele, Guiomar Mendes. O nome de Moraes não consta na relação.
Em janeiro de 2024, Viviane também pegou carona nas aeronaves da FAB. Ela e Alexandre de Moraes viajaram a São Paulo com o presidente do STF, Luís Roberto Barroso.
O decreto que regulamente o transporte aéreo de autoridades prevê que vagas remanescentes do voo da FAB podem ser ocupadas por qualquer cidadão.