Enquanto motoristas de São Paulo são multados por desrespeito a faixa de pedestre, em Caicó continua impune

Enquanto em São Paulo os motoristas que desrespeitarem a prioridade dos pedestres em travessias da região central e da avenida Paulista serão  multados, em Caicó a ação continua impune.

Em post anterior já havia comentado sobre a imprudência de alguns motoristas em desrespeitarem a faixa de pedestre. A impunidade é maior nas imediações do Centro Administrativo onde os motoristas não esperam nem os pedestres passarem direito já aceleram o carro. Sem falar naqueles que nem param e quase atropelam quem quer atravessar de uma calçada para outra.

Em São Paulo a fiscalização, com penalidades de até R$ 191,53 e sete pontos na carteira de habilitação, enquanto que aqui nada é feito para amenizar a situação.

Será que vão esperar alguém ser atropelado para poder tomar providências?

Confira o antigo post, publicado no último 02/08/2011

Enquanto motoristas de São Paulo são multados por desrespeito a faixa de pedestre, em Caicó continua impuneEm nosso País existe uma cultura de desrespeito às normas e leis estabelecidas que advém  do exemplo dado pelos que nos governaram ao longo da história da república, os quais criaram leis somente para que o povo seguisse. Uma dessas leis descumpridas está centrada na faixa de pedestre.

Todo mundo sabe para que servem as faixas de pedestre, placas e sinais. Mas nas ruas, o que se vê é muito desrespeito. Em Caicó por exemplo, o trecho mais desrespeitado é a faixa que fica em frente ao Centro Administrativo. Os motoristas trafegam com tanta displicência que às vezes chegam a parar quase em cima do pedestre.

Não se trata de respeitar a faixa para o pedestre, – uma imposição da Lei -, mas de respeitar o pedestre na faixa. É respeitando a pessoa que entramos no domínio das Boas-maneiras, e uma boa ocasião para isto é quando estamos ao volante do carro e percebemos que alguém na calçada deseja atravessar a rua à nossa frente pela faixa do pedestre. Respeitar a pessoa significa reconhecermos e valorizarmos o seu sentimento de auto-estima, o que também faz com que nossa própria auto-estima cresça e com ela o orgulho de nossa cidadania.

Cabe cada um de nós fazermos a nossa parte de exercer o papel de cidadão!

E você respeita a faixa de pedestre?

4 respostas

  1. Os motorristas em caicó não podem ser multados,já que não existem faixas de pedestre em caicó(estão apagadas).
    Qual é o orgão responsável pela manutenção das faixas de pedestres em caicó?
    Quantas multas e quantas campanhas para educar o motorista em relação a faixa de pedestre o setor responsavel pelo transito de caicó realizou nos últimos seis meses?

  2. se não respeitam a faixa , tornou-se hábito também fechar cruzamentos. Na mesma esquina onde fica o Supermercado Penedo com a Cel Martiniano ninguém deixa liberado ; quem pára ali sempre “encosta” no carro à frente deixando fechado o acesso de outros motoristas de fazer a conversão.

  3. Hoje passei por uma situação em que o pedestre ficou me xingando, pois passei antes dele: Diminuí ao chegar à faixa, vi o pedestre e diminuí mais ainda para parar, mas ao perceber que ele estava de cabeça virada para a calçada conversando com outra pessoa, segui adiante. E acho que eu estava com todo o direito de fazer o que fiz, pois eu não ia parar, buzinar e pedir para ele passar. Ora, ele tava lá na faixa, mas eu não tinha obrigação de adivinhar se ele queria passar.

    Motoristas devem ter orgulho em fazer a sua parte, mas esse orgulho tem limites quando se vê a falta de respeito do pedestre que por ter a preferência quer se achar com o poder de colocar o pé na faixa e fazer com que os carros parem automaticamente.
    Meu dever é diminuir ao chegar próximo a faixa e dar preferência de passagem ao pedestre que já esteja passando ou que quer fazer essa travessia. O pedestre que quer fazer a travessia deve dar pelo menos um sinal que quer fazer a ação, mas muitos saem correndo da calçada e já entram direto achando que são indestrutíveis.

  4. Caro Robson,

    Além desse problema citado pelo “seridoense” existe em Caicó um descaso com os agentes de trânsito em Caicó…

    O que acontece é que talões de notificação acabam e os PM’s ficam meses sem receber outros, com isso notificações como estas ficam deixadas de lado para que se ocorrer uma prisão de motoristas bêbado ou atropelamento e infrações mais graves o PM possa punir o infrator…

    É um descaso e que vem acontecendo a muito tempo em Caicó, não sei se é irresponsabilidade do Detran estadual ou há algum “dedo político” nessa história, pergunte a um agente de trânsito e ele lhe dirá…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2021
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
Categorias