Caro Róbson,
Tomei conhecimento através do seu blog sobre o sinistro de parte da estrutura de madeira do teto do Iate Clube e lamentei o ocorrido. Apesar de considerar que o acidente era previsível, confesso que levei um grande susto, pois poderia o acidente ter acontecido em maiores proporções, conforme era a minha preocupação.
Quando tomei a decisão de alertar este blogueiro e a direção do IATE Clube sobre a instabilidade estrutural da cobertura de madeira, foi para sugerir e orientar a direção do clube para que tomasse providências no sentido de interditar toda a área social com estrutura de madeira, sem que houvesse, no entanto, necessidade de uma vistoria por órgãos que provocasse maiores constrangimentos aos seus associados e toda sociedade caicoense. Sugeri, na oportunidade, que a presidência, convidasse alguns engenheiros de Caicó para fazer uma junta de profissionais com o objetivo de atestar ou não a veracidade de minhas observações, o que acredito que a presidência deve ter feito este convite. Ademais, fiquei inteiramente à disposição da direção para maiores esclarecimentos do fato.
Desta forma, agindo assim, e considerando o juramento que fiz para exercer a minha profissão de engenheiro, sinto ter cumprido com as prerrogativas estatutárias do INEC – Instituto Norte-rio-grandense de Engenheiros Civis, do qual sou Diretor, bem como obedeci integralmente os itens postulantes do Código de Ética Profissional de Engenharia, Arquitetura e da Agronomia, assim transcritos; I) a profissão é bem social da humanidade e o profissional é o agente capaz de exercê-la, tendo como objetivos maiores a preservação e o desenvolvimento harmônico do ser humano; II) alertar sobre riscos e responsabilidades relativos a prescrição técnica; III), oferecer seu saber para o bem da humanidade e contribuir para a preservação da incolumidade pública. No mais quero lamentar o ocorrido e continuar à disposição da direção do clube.
Um abraço,
Engenheiro João Maria Cavalcanti.



Fico muito feliz, como engenheiro, que existam pessoas comprometidas com a sociedade e que honram o nosso juramento de formação. Não conheço o colega João Maria, mas o parabenizo pelo alerta, ao mesmo tempo que, me entristeço pela negligência da diretoria do clube.
Quem avisa amigo é.
Sé espero que a diretoria do clube, apesar de ter no caso contato com a sorte, agora tome providências. Já pensou se alguém morre?
Se morrer enterra, maria celeste…