Eleição: nem sempre o candidato à deputado mais votado é eleito. Saiba porquê

No próximo domingo, 3 de outubro, eleitores vão às urnas em todo o Brasil para eleger presidente da República, governador, senador e deputados federais, estaduais. Para os três primeiros cargos, a eleição é majoritária, ganhando quem tem mais voto. No caso dos deputados, no entanto, o sistema é proporcional, e os escolhidos são definidos após muitos cálculos.

Como as vagas são divididas pelos partidos ou coligações, nem sempre os candidatos que recebem mais votos acabam eleitos. Se o candidato estiver em uma chapa com muitos candidatos bem votados é possível que ele não consiga se eleger mesmo tendo mais votos do que adversários de outros partidos ou coligações que conquistam vagas devido à configuração interna de suas chapas.

3 respostas

  1. Estar vendo Ezequiei leia com bastante atenção viu, e não fique se confiando em pesquisa aqui na cidade que mostra você com 30% dos votos não viu, não fique comendo a corda e fazendo pouco do ex. prefeito Zé Lins não, e depois não escorregue na casca da banana.

  2. Olha pessoal, não se iludam, todos politicos sempre diz que pode faze melhor, mas saude, mas educação, mas saneamento basico, eu com 69 anos sempre vejo a mesma coisa, então no dia 03 de outubro de 2010 domingo vote nulo nulo nulo todos eles merece esse voto. ” Esse e o retrato de como eles vé o povo olhe pra gente e chama de palhaço”

  3. Não existe melhoria na educação que não passe pelos sofridos professores. Enquando os salarios forem ridiculos como são, sobretudo na rede estadual a qualidade dos alunos e dos professores sera baixo ” com esse salario ibere,vilma,fatima não dá né” eu iria vota em vcs mas não vou mas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias