Após vinte dias de viagem, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz retomou suas atividades à frente da diocese de Caicó. Entre os dias 10 e 18 de setembro, os bispos do Regional Nordeste II estiveram em Roma, para encontro com o Papa Bento XVI.
Na oportunidade, Dom Delson apresentou o trabalho de comunicação social desenvolvidos em emissoras de rádio, jornal e TV a cabo (em Currais Novos). “Fomos informados dos avanços na tecnologia e utilização da internet”, disse ao lembrar que essas mudanças também serão implantadas no Seridó.
O bispo também lembrou a audiência com Bento XVI, onde foi tratado o papel dos leigos na Igreja. “Na política e na comunicação ao assumir a missão de construir uma sociedade mais fraterna”, exemplificou. “Aos sacerdotes cabe a orientação aos leigos na parte espiritual”.
Após o encontro em Roma, os epíscopos do Regional Nordeste II partiram em peregrinação pelos caminhos trilhados por São Paulo Apóstolo que, segundo Dom Delson, “abriu a Igreja de Jerusalém ao mundo ocidental”.
Um momento marcante para o bispo diocesano aconteceu no dia 24 de setembro, data de sua ordenação episcopal, quando se encontrava justamente no lugar onde a tradição cristã indica o encontro entre São Paulo, quando ainda se chamava Saulo, com Jesus Cristo. Nesse momento Paulo deixa a perseguição empreendida aos cristãos e se torna um dos seus grandes apóstolos.