Muitos eleitores que ficaram em casa no dia 3, decidiram, mesmo com um pouco de chuva, votar neste segundo turno. E vice-versa. Este dado chamou a atenção tanto em Madri, como em Barcelona. Nas duas cidades, a candidata petista, Dilma Rousseff, foi a ganhadora.
O número de eleitores que votaram neste domingo foi bem parecido ao do dia 3. Ontem, 659 brasileiros votaram em Barcelona, enquanto no primeiro turno tinham sido 710. Em Madri, as 12 seções eleitorais contabilizaram 1.316 eleitores neste domingo (27% de comparecimento), contra 1.435 que votaram no primeiro turno.
– As eleições, embora sejam obrigatórias, eu não encaro como uma obrigação. Acho importante participar politicamente do nosso país, e não vejo sentido em deixar o processo pela metade, votando somente em um turno. Considerava importante um segundo turno para chamar a atenção do PT sobre o porquê de que a Marina tenha tido tantos votos. Quero continuidade, mas com muita responsabilidade social – afirma Cristina Gramacho, de 39 anos, profissional de marketing que mora há nove anos em Madri.
Em Madri, Dilma recebeu 697 votos e o tucano José Serra, 537. Houve a mesma quantidade de votos brancos e de nulos: 41. Das 12 seções madrilenhas, na Casa do Brasil, Serra venceu em apenas uma delas. Em Barcelona, Dilma teve 327 votos; Serra, 270; 19 brancos e 23 nulos. Na capital catalã, das quatro seções, cada um dos candidatos ganhou em duas delas, sendo que, em uma das seções na qual a sucessora de Lula saiu vencedora, recebeu o dobro de votos que seu adversário.