Os deputados Kelps Lima (SDD) e Galeno Torquato (PSD) se pronunciaram na manhã desta quarta-feira (6) em plenário sobre a situação dos hospitais regionais do Rio Grande do Norte. Ambos cobraram uma atitude por parte do Governo do Estado e convidaram o secretário estadual de Saúde Pública, José Ricardo La Greca, a apresentar um diagnóstico da atual situação da saúde do RN e medidas adotadas pelo Executivo.
Kelsp Lima destacou a situação que ele classifica como “caótica” do hospital regional de Caicó. “Foi relatado que não há os insumos básicos para se trabalhar no hospital. Os pacientes encaminhados só serão medicados se levarem medicação própria. Ontem, 50 pessoas foram atendidas no setor de emergência do hospital de Caicó e nenhuma foi medicada por falta de medicamento. É necessária uma reformulação na forma de gerir o estado”, alertou Kelps. O deputado chegou a sugerir a elaboração de um plano de emergência.
O deputado Galeno Torquato (PSD) também se pronunciou sobre o tema e considerou a possibilidade de um plano com resultados a curto prazo. “O RN possui 24 hospitais regionais. Um estado pequeno como o RN não pode ter tantos hospitais com mau funcionamento. Essa Casa precisa convocar o Estado para fazer uma explanação da real situação dos hospitais regionais. A crise começou em Currais Novos, agora está em Caicó e em Canguaratema existe um problema que contou com parceria com município. É preciso um diagnóstico da situação ou vai ficar essa peleja”, definiu Galeno.
Uma resposta
Como Médico e cidadão do RN, já disse a tudo quanto foi deputado, secretário e etc o absurdo que é para o nosso estado essa “ruma” de elefante / hospital regional.
Tenha coragem governador e entregue aos municípios esses hospitais, se os prefeitos não quiserem assumir,problema deles e da população que os escolheram.
Messias Targino, Patu, Almino Afonso e etc contam com hospitais funcionando 24 horas, porque os demais municípios não fazem mesmo ?