Tomando por base a decisão do Supremo Tribunal Federal de que o mandato pertence ao partido e não ao candidato, o primeiro suplente do PP – Partido Progressista, Luiz Antonio Vieira Câmara, que obteve apenas 1.973 votos, na última eleição, vai entrar com um pedido na justiça para assumir a vaga do ex-deputado federal, Nélio Dias, já falecido.
Com a morte de Nélio Dias quem assumiu a sua vaga foi o primeiro suplente Betinho Rosado (na foto). Ocorre que Betinho era filiado ao PFL hoje intitulado de DEM.
A interpretação do primeiro suplente do PP faz sentido, se prevalecer o que decidiu o STF.
Ou seja, Betinho Rosado corre sério risco de perder o mandato caso a decisão do STF seja rigorosamente cumprida a rigor. Repito: Se o mandato pertencer ao partido e não ao candidato. Sendo assim, vem novela pela frente.
Respostas de 6
Caro amigo Robson, não acredito que Betinho perca o mandato. Até porque ele não chegou a se desfiliar do DEM. A sua idá para o PSC não se confirmou. E agora é que ele não vai mesmo. E ainda acho muito difício o desejo de Luiz Antônio se confirmar. Pois o mandato é para ser ocupado pelo primeiro suplente, no caso, Betinho.
Forte abraço.
Meu caro Xerife,
É muito difícil pronunciar e escrever esse primeiro nome de Neri, e muito mais, quando escreve “difício”. Esse homem é assessor de quem, mesmo? E é candidato a legilslador? Ah! bom, basta.
Caro Robson, devemos lembrar que nos casos em que houve coligação, o mandato pertence ao suplente da coligação, já que nesta situação não existe partido e sim uma legenda criada por força da união de 2 ou mais partidos.
Se essa ilustre “panturra” chamado de Betinho Rosado, perder o seu mandato nada importa para o nosso seridó.
Afinal, O que é que diabo esse “desconhecido parlamentar riograndense” fez, está
fazendo (ou pensava fazer), pelo Seridó)?
PS. ESQUECI DE UMA COISA.
ESSE “ILUSTRE DEPUTADO” É DA FAM
Se Betinho perder o mandato o Rio Grande do Norte não perde nada. Aliás, ganha, porque ele nunca fez nada mesmo por ninguém…