Categoria: Cultura

Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (RN) completa 10 anos valorizando a literatura potiguar

A Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (RN) (FLiQ Natal) completa este ano 10 anos. Uma década de muita cultura, promovendo e estimulando os quadrinhos, a leitura e a produção literária, e buscando sempre novas formas de potencializar a arte e a educação no Rio Grande do Norte (RN). A edição de 2021 vai acontecer de forma presencial e on line, com foco central na literatura potiguar.

O evento será realizado de 26 a 29 de agosto no Parque das Dunas, das 8h às 17h horas e contará com mais de 50 horas de atividades culturais gratuitas. Serão palestras, debates, cordel, oficinas, lançamentos de livros, quadrinhos, sessões de autógrafos e apresentações artísticas. Participarão ainda as editoras locais Jovens Escribas, Cooperativa Cultural da UFRN, Artbook, Sebo Vermelho, Cata Livro, Cuscuz HQ e CJA.

“A pandemia impõe limites a realização de grandes eventos. Iremos fazer este ano uma Feira mais compacta que as anteriores, respeitando todas as normas sanitárias, porém bem atraente para o público, com uma rica e diversificada programação cultural, valorizando os artistas locais e estimulando a cultura no nosso estado”, afirma o coordenador da FLiQ, Osni Damásio. Toda programação será aberta ao público e gratuita.
A 10ª FliQ respeitará todas as medidas e protocolos de prevenção e distanciamento, incorporando medidas de saúde e segurança em suas apresentações, com uso obrigatório de máscaras, e limite no número de inscritos nas oficinas e a disponibilização de álcool em gel nas apresentações.

A Feira de Livros e Quadrinhos de Natal tem o patrocínio do Governo do Estado-Lei Câmara Cascudo, Prefeitura de Natal-Lei Djalma Maranhão, Unimed Natal, Arena das Dunas, 3 Corações-Santa Clara, e apoio do IDEMA-Parque das Dunas, Funcarte e Fundação José Augusto.

A programação de atividades e a lista completa com as atrações da feira estarão em breve disponíveis no site oficial do evento, através do link http://www.fliqnatal.com.br/.

Jornalista da GloboNews é flagrada fumando ao vivo durante jornal; Vídeo

A jornalista Mônica Waldvogel cometeu uma gafe ao vivo durante o “GloboNews em Pauta” de hoje. Achando que não aparecia ao vivo, ela fumou um cigarro nos minutos finais do telejornal

A cena aconteceu após o apresentador Marcelo Cosme chamar os participantes do programa para destacarem os assuntos que serão comentados durante o noticiário de amanhã

Mônica Waldvogel explicou o motivo de ter fumado ao vivo no Twitter. “O sinal tinha caído e eu não percebi que voltou”, escreveu a jornalista, que tirou a gafe de letra. Marcelo Cosme também citou uma oscilação do sinal antes de chamá-la na sequência.

O público também comentou sobre a cena inusitada na rede social. “Eu vi ela ‘pitando’ um cigarrinho ao vivo?”, questionou uma das fãs. “Isso foi tudo para mim”, brincou outro.

Em junho, Arthur Bernardi também cometeu uma gafe durante o programa “GloboNews em Ponto”. O jornalista citou o ator Lázaro Ramos ao trazer notícias sobre o caso de Lázaro Barbosa em Brasília (DF)

Criptocabalismo: pesquisador debate tradições judaicas na religiosidade do Seridó

Ariano Suassuna trouxe o conceito de “Religião Católico-Sertaneja”, destaque em sua obra “Romance d’A Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta” (1971), demonstrando que no sertão nordestino existe, desde a época do seu povoamento pelos portugueses, uma religiosidade alternativa ao Catolicismo Apostólico Romano, que foi inspirada no misticismo judaico trazido pelos colonizadores de origem Sefardita da Península Ibérica.

As características dessa religiosidade e sua presença no Seridó serão abordadas pelo professor Dr. Marcos Silva, do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe, durante o 1º Fórum de Turismo Religioso do Seridó.

“Nossa palestra debaterá a Cosmovisão e as práticas místicas de um significativo segmento de descendentes de judeus sefaraditas, também chamados de ‘cristãos-novos’ que, desde o período colonial criaram um mundo subterrâneo no Seridó judaico através do qual vivenciaram secretamente resquícios da Cabala judaica, numa prática cultural chamada de criptocabalismo”, explica o palestrante.

A programação do Fórum de Turismo Religioso do Seridó acontece de 27 a 29 de julho, durante a Festa de Sant’Ana de Caicó, em modalidade virtual. O evento é uma promoção da ADESE, Diocese de Caicó e curso de Turismo da FELCS-UFRN.

O Fórum contará ainda com submissão e apresentação de trabalhos acadêmicos. O certificado será emitido pela UFRN. Informações e inscrições pelo site http://doity.com.br/forumturismoreligioso

Posts Recentes

Posts Recentes

agosto 2021
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
Categorias