A primeira etapa do V Circuito de Tecnologias Adaptadas para a Agricultura Familiar , começa nesta quinta(21), amanhã, na Estação Experimental de Cruzeta. O evento é realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, Emparn, em parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte, Emater, vinculadas à Secretaria Estadual da Agricultura da Pecuária e da Pesca (SAPE), e com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)
O evento que esse ano tem como tema Tecnologias que Alimentam Potiguares, será realizado em 5 etapas, nessa primeira que acontece no Centro de Profissionalização em Produção Animal , na Estação de Cruzeta, o foco vai ser a Bovinocultura de Leite. Segundo o coordenador de Produção Animal da Emparn, Guilherme Costa Lima, a temática da bovinocultura leiteira foi selecionada como um dos destaques do Circuito de 2008, em função de sua grande importância para a agricultura familiar. Segundo dados da Emater-RN, a pecuária bovina foi responsável por 51% dos contratos de crédito do PRONAF realizados por esses produtores no Rio Grande do Norte em 2007.
A bovinocultura leiteira potiguar passa por momentos de crise em função os altos custos de produção, motivados pela escalada de preços dos insumos, principalmente, dos concentrados comerciais, minerais e fertilizantes. Nesse cenário, a busca por informações técnicas passa a representar uma ferramenta de grande importância para viabilização dos negócios rurais na região.
Durante esta quinta e sexta (21 e 22), serão realizados os dias de campo, momento em que pesquisadores e técnicos abordarão os temas de reservas estratégicas de forragem, manejo alimentar de gado leiteiro, ordenha higiênica e qualidade do leite e manejo reprodutivo de rebanhos leiteiros