Barragem de Oiticica no Seridó começará a ser construida no próximo ano

A infraestrutura de monitoramento e construção de barragens, adutoras e açudes no Rio Grande do Norte vem sendo modernizada para atender a demanda do Estado, principalmente no período de inverno, onde os reservatórios acumulam e escoam grande quantidade de água.

A construção de estruturas hídricas para contenção de cheias e melhoria do abastecimento humano – como as barragens e reservatórios – continuam sendo o foco principal da Semarh, que planeja iniciar em 2012 a obra da Barragem de Oiticica, a qual será construída no município de Jucurutu, na bacia do Rio Piranhas-Açu, e irá beneficiar 340 mil pessoas. O projeto está em fase de licitação e terá capacidade de acumulação de 600 milhões de metros cúbicos e um investimento de R$ 121 milhões.

Adutora

Já na região Seridó, o sistema de abastecimento de água ganhará reforço com a construção da adutora Seridó, que levará água captada do Açude Público Marechal Dutra (Gargalheiras) para os municípios de Acari, Currais Novos e quatro comunidades rurais: Bulhões, Brejuí, Gargalheiras e Barra Verde.

 A obra foi iniciada em 2010 e tem previsão de conclusão ainda este ano com investimento estadual e federal de R$ 24 milhões distribuídos em 28 quilômetros de extensão e beneficiando mais de 72 mil habitantes.

4 respostas

  1. Os moradores do Distrito de Laginhas, que fica distante 25 quilômetros de Caicó, estão indignados com a falta de atenção dos políticos locais e estaduais que ao longo dos últimos anos não encontraram uma solução definitiva para o problema do abastecimento d’água da comunidade.

    A população do distrito, estimada em cerca de 450 moradores, está sendo abastecida por um caminhão-pipa. Uma carga d’água diária equivale a 7 mil litros que divididos com a população vai dar algo em torno de 20 litros por pessoa. O que é insuficiente para atender a população que, segundo orientação médica, cada pessoa deve tomar pelo menos 2 litros de água diariamente. Numa casa com 5 pessoas o negócio fica difícil. Beber, lavar, cozinhar e tomar banho.

    A barragem que abastecia o distrito secou quase que completamente. A pouca água que existe é inservível para o consumo humano e animal.

    Diante do descaso a comunidade está se organizando para fechar a RN 118 entre Caicó e Jucururu como forma de protesto, disse ao Blog o cabo PM Antonio Cândido dos Santos cuja família reside no distrito (na foto).

    E o carregamento do minério de ferro que vem da serra do bonito de Jucurutu e passa pelo Distrito de Laginhas até chegar a Caicó?

    Como vai ficar com a estrada interditada?

    O negócio vai ser pesado.

  2. Adutora de Laginhas

    “Eu não sei que está faltando para a adutora de Laginhas começar a ser construída. A licitação já foi feita e até agora a obra não começou, mas nós vamos voltar a nos mobilizar com a população do distrito de Laginhas e cobrar para que a obra comece a ser feita.”

  3. Era pra ser no 1 semestre desse ano, depois foi pro 2 semestre e agora so no ano que vem! Pelo visto não vai começar é nunca

  4. Pelo visto ñ vai comerçar nunca. ja que sempre existirar “o proximo ano” so nao se sabe qual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Categorias