O cheiro foi batizado de petricor por pesquisadores australianos em 1964, que o descreveram como uma mistura de óleos vegetais com o composto químico geosmina, que é liberado pelo solo durante a chuva.
Agora, cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, acreditam ter capturado imagens desse fenômeno, e mostram como o odor chega ao ar, em um artigo publicado na revista Nature Communications.
Segundo os estudiosos, as bolhas quicam de volta em direção às gotas e “estouram”, produzindo gotículas líquidas ou partículas sólidas extremamente finas que ficam suspensas no ar como uma névoa ou fumaça. Os autores acreditam que essas minúsculas partículas não apenas espalham elementos aromáticos do solo como também bactérias e vírus armazenados ali.