Comissão Especial aprova PEC das emendas parlamentares para municípios

comissao Comissão Especial aprova PEC das emendas parlamentares para municípios

Na reunião da Comissão Especial da PEC das Emendas Parlamentares ao Orçamento nesta segunda-feira (22), foi aprovado à unanimidade o Projeto de Emenda Constitucional 08/2019, que garante 100% do pagamento das emendas parlamentares ao Orçamento Geral do Estado (OGE) para os municípios. O projeto foi relatado pelo deputado Getúlio Rêgo (DEM) cujo parecer havia sido aprovado na reunião anterior desta Comissão, ocasião em que o deputado George Soares (PL) pediu vistas do processo para estudar as emendas apresentadas. Na reunião de hoje, os parlamentares deliberaram a matéria.

“Foi uma vitória muito importante para os municípios. Fizemos simplesmente um ajuste à nossa constituição estadual, de acordo com o que foi aprovado a nível federal pela emenda 105”, explica o deputado Getúlio Rêgo. De acordo com a PEC, as emendas parlamentares destinadas aos municípios devem ser empenhadas no primeiro semestre e nesse período, terem 50% dos valores liberados e os 50% restantes no segundo semestre.

Na Assembleia Legislativa, a proposta original havia sido aprovada à unanimidade e o projeto original recebeu emendas do deputado José Dias (PSDB) e do próprio relator, o deputado Getúlio Rêgo.

As emendas parlamentares são direcionadas para diversas naturezas, mas essa diz respeito exclusivamente à transferência de recursos das emendas para os municípios, seguindo a Emenda Constitucional (EC) 105/2019, que acrescenta o art.166-A. Ela passou a vigorar em janeiro deste ano, autorizando a transferência direta a estados, municípios e ao Distrito Federal, de recursos de emendas parlamentares individuais ao Orçamento.

A comissão é presidida pelo deputado Gustavo Carvalho (PSDB), vice-presidente George Soares (PL) e relator Getúlio Rêgo (DEM). Por se tratar de PEC, precisará de dois turnos de votação e quórum de três quintos dos parlamentares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

janeiro 2021
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias

Em Caicó tem gente que se acha…

Vem aí a eleição municipal. Um iniciante deve começar por baixo. Vereador! O primeiro passo é elaborar uma plataforma eleitoral, para testar a receptividade de

Leia Mais

Cadê o marketing de Styvenson?

Até as eleições deste ano, o senador Capitão Styvenson Valentim era conhecido como um dos melhores candidatos nas Redes Sociais, com fotos, materiais publicitários, vídeos

Leia Mais