CNM orienta prefeitos do Rio Grande do Norte a economizarem

Ontem, 22, os prefeitos potiguares receberam o seminário Novos Gestores 2013-2016. Organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o encontro reuniu, em Natal, mais de 300 participantes e tem como objetivo a qualificação de quem assumirá as prefeituras em janeiro do próximo ano. Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, fez a abertura do evento com alertas para a economicidade na administração.

Ao explicar sobre a sazonalidade do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Ziulkoski apresentou gráfico da CNM com o comportamento do fundo nos últimos dez anos. “Não se emocionem com a boa arrecadação no início do ano. Na hora da bonança, é hora de economizar”. Segundo o presidente, o caminho é poupar recursos até o final do mandato para cobrir eventuais dívidas.

Outra orientação é relacionada à escolha dos secretários. “Se seu secretário de saúde não souber como funciona o SUS [Sistema Único de Saúde], não o nomeie, porque ele só vai ajudar a enterrar a gestão”. Paulo Ziulkoski defende que esses colaboradores devem ser técnicos informados e capacitados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Categorias