As chuvas que estão caindo em Natal e região metropolitana desde o último fim de semana devem continuar nos próximos dias. De acordo com informações do Climatempo, portal especializado em previsões meteorológicas, a capital potiguar deve continuar registrando períodos nublados com possibilidades de chuvas, pelo menos até a próxima sexta-feira (13). Para esta terça-feira (10), as chuvas devem continuar durante à tarde e à noite.
O sol deve aparecer em Natal na quarta-feira (11), porém, com muitas nuvens durante o dia e possibilidades de chuvas a qualquer momento. A mesma previsão também é apontada pelo Climatempo para a quinta-feira (12). Para os outros dias da semana, as previsões meteorológicas apontam para a volta do sol durante todo o dia somente na sexta-feira (13), com possibilidades de precipitações somente na parte da noite.
A intensidade das águas em Natal chegou a afetar o funcionamento do Centro de Reabilitação, na Alexandrino de Alencar, no Tirol. A unidade médica apresenta infiltrações de água e teve a fachada afetada.
O viaduto da Redinha, na zona Norte de Natal, entregue de forma incompleta na semana passada, apresentou pontos de alagamento no trecho onde a estrada é de barro, em direção a praia da Redinha. Os veículos tiveram dificuldade ao transitar no local.
Outros alagamentos também foram registrados em outros locais da zona Norte. A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov) afirmou em nota que os transtornos são decorrentes da falta de manutenção do sistema de drenagem. Equipes da secretaria foram aos locais para fazer um levantamento e tomar providências. Mesmo com a intensidade das chuvas em Natal, a Defesa Civil da capital não registrou buracos ou alagamentos em casas da cidade.
As chuvas também continuaram no município de Touros, a 85 quilômetros de Natal, durante a madrugada e manhã desta terça-feira (10). O estado de emergência foi decretado na cidade desde a última segunda-feira (09) e pelo menos 210 pessoas precisaram abandonar suas casas temporariamente e outras 55 ficaram completamente desabrigadas. A Secretaria de Assistência Social de Touros precisou encontrar alojamento para cerca de 10 famílias.
A Defesa Civil Estadual informou que os locais afetados são áreas de antigas lagoas, ocupadas por obras de conjuntos habitacionais. Os bairros mais afetados com enchentes foram o Frei Damião, Conjunto Calcanhar, Portal de Touros e Comunidade Praia do Cajueiro. Ainda não se sabe exatamente quantas casas foram afetadas. Para que a Defesa Civil faça esse levantamento, é preciso que as águas baixem.