A partir de novembro começa a operar no país mais uma montadora chinesa, a Geely, que passou a ser conhecida mundialmente em 2010 após adquirir a sueca Volvo Cars. Com a chegada da empresa asiática, a China passará a ser o país com o maior número de marcas à disposição do consumidor brasileiro: oito, uma a mais que o Japão e duas além dos Estados Unidos, por exemplo.
A China é o maior mercado de automóveis do mundo e o país com o maior número de montadoras. Ao menos mais duas devem estrear por aqui até o próximo ano, como a Hayma, que já se filiou à Abeiva (associação dos importadores).
Apesar da quantidade, as montadoras chinesas somam baixo volume de vendas no mercado brasileiro. A que mais se destaca é a JAC Motors, que emplacou 10.138 carros no acumulado de janeiro a julho, o que representa 0,6% de participação no segmento de automóveis de passeio.
Já a Hafei é marca chinesa líder no nicho de comerciais leves, com 1.871 veículos emplacados no período. Isso equivale a uma fatia de 0,4% do mercado. A italiana Fiat ocupa o topo do ranking geral com 22% de participação e 447 mil automóveis emplacados. Os dados são da Fenabrave (federação das concessionárias).