Castelo de Engady poderá ser entregue ao bloco Ala Ursa do Magão

Finalmente uma luz no fim do túnel.

abcd0005b.jpgO famoso Castelo de Engady, de Caicó, que foi comprado pelo Governo do Estado – e que até hoje não se sabe prá que – poderá ser finalmente utilizado para alguma atividade cultural antes que termine sendo destruído pelo tempo por causa do total abandono em que se encontra desde que foi adquirido. (na foto)

A diretoria do bloco Ala Ursa do Magão está reivindicando o local a Fundação José Augusto para servir de sede para a agremiação carnavalesca. A direção do bloco também pretende desenvolver projetos culturais nas dependências do Castelo de Engady. Hoje, por exemplo, o bloco já mantém uma escola de música para meninos de rua, num projeto pioneiro aqui na região do seridó.

pituleira.jpgO que já é bom negócio, contou o carvnavalesco Clóvis Pereira (na foto), o Pituleira, divulgador do bloco Ala Ursa do Magão.

O governo ficou de dar uma resposta brevemente.

10 respostas

  1. Acho que o Castelo de Engandy, como ponto referencial e turístico de Caicó deveria ter uma melhor aplicação do que ser entregue para sediar um bloco carnavalesco. Não menosprezo os blocos de carnaval, pois os acho importante dentro do contexto artístico-cultural, mas sua melhor aplicação seria um centro de cultura, destinado a grupos de teatro amador da cidade. É uma idéia.

  2. Quem deveria tomar posse do castelo era a própria governadora.Já teria um bom bobo-da-corte (o prefeito), um monte de vassalos (deputados, secretários e afins) e uma multidão de súditos alienados ( nós mesmos, o povo).Na masmorra ela mandaria prender João Maia, que quer ser governador à força.E na torre, pedindo socorro ao príncipe fica Vivaldo!

  3. agora ele vai virar depósito de lixo de caicó
    vão destruí-lo totalmente….
    Pe.Antenor vai ter ódio

  4. Os caicoenses não sabem dar valor aos seu patrimônios. O descaso com é tratado o castelo de engady é um exemplo disso. Eu que moro em terras longinquas falo da existência desse castelo e as pessoas que vêem a foto ficam deslumbradas. Querem conhecer, mas infelizmente não existi em caicó um direcionamento para o turismo. O castelo de engady poderia traquilamente ser um hotel ou mesmo uma casa de recepções. Tá ai uma dica para os empresarios da região. Já que durante a festa de santana falta hotéis e pousadas. Seria o maior sucesso.

  5. Caicó me trás decepções…O castelo de Engady,como sede do bloco do Ala Ursa(Nada contra o bloco,particularmente admiro muito o bloco),mas convenhamos…
    os governantes não sabem dar o devido valor à nossa cultura,não se empenham em meios para explora-las,de exalta-las para os visitantes, e também para o povo do Seridó….é uma vergonha descaso com o castelo desde de tempos atrás!!!!
    A ideia de Pierre Havre esta excelente!!!!
    PARABÉNS!!!

  6. Eu dei um cheiro no suvaco de uma véia
    minha boca encheu de péia
    quase morro de suar
    véia sebosa que não cuida do suvaco
    tem coceira de macaco
    e catinga de aruá.

  7. Sophia, a conformação é a única alternativa para os caicoenses que se preocupam com a cultura. O caicoense dá tanto valor aos ritmos das bandas cearesenses que na maioria das vezes ou quase sempre tem letras de musicas com duplo sentido e não sabem dar o devido valor a um castelo como o de engady que tem história. Além do mais, chama atenção por ser em pleno sertão e não na europa, como costumamos ver. Moro em recife e conheço uns franceses que souberam através de mim da existencia desse castelo. Se interessaram em conhecer, mas infelizmente não existe por parte do governo do estado ou mesmo da prefeitura um interesse em promover o castelo como ponto turistico na região. É uma obra economicamente viável. Só não desperta interesse pq o povo não sabem dar o devido valor ao que é nosso. Fazer o quê? né. Os Governantes são burros. E burros continuarão sendo até que uma alma nos salve dessa incompetência crônica para gerir o patrimônio público.

  8. Fui guia do castelo,e tenho o maior respieto pelos blicos de caicó, mas não acho essa uma opção muito adequadaum vez quando guia vienheram um monte de gente do governo do RN, e min falaram que o castelo se tornaria uma casa de cultura para mostra o artesanato e um pouco da cultura local, agora veja que aqueles min falaram isso foram mentirosos mas acho que a ideia mais adequada e manusea-lo junto aos grupos de teatro amador como ja foi sujerido.

  9. O Castelo poderia ser usado para educacao cultural do povo, Turismo, etc. pra que gere alguma renda local na cidade de Caico, mas o povo so sabe esperar pelas autoridades e as autoridades nao tao nem ai para o povo.
    Isso [e brasil, hein? enquanto na EUROPA OS CASTELOS SAO TAO VALORIZADO E GERAM RENDAS aqui [e dificil ter um e ainda fica sem uso.
    Pelo menos em Natal-RN o forte dos reis magos tem alguma utilidade turistica.

  10. O Castelo de Engady era pra ser motivo de orgulho para nossa cidade, assim como o Forte dos Reis Magos [e para a cidade de Natal-RN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Categorias