O candidato do PDT a prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, ignorou as declarações do arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, que em entrevista ao Jornal de Hoje, afirmou que há décadas não se investe em saneamento, pavimentação e postos de saúde. Como ex-prefeito, Carlos Eduardo teria se sentido atingido pelas declarações do líder religioso.
“Ele não leu a matéria, não queria dar opinião sem ler a matéria, já tinham levado o jornal”, afirmou a assessoria do candidato, que é apontado pelos concorrentes como responsável por parte dos problemas de saneamento e de saúde de Natal. Nesta quarta, o candidato do PSDB a prefeito, Rogério Marinho, afirmou que, ao falar de problemas que atingem a maior parcela da população, o arcebispo “está sendo o porta-voz da insatisfação dos mais humildes”.
“Acho que Dom Jaime está sendo porta voz da insatisfação dos mais humildes, daqueles que não têm voz e não conseguem chegar aos ouvidos dos administradores públicos”, declarou Rogério. Segundo ele, Dom Jaime tem contato direto com seus padres e sabe os anseios maiores população. “Em especial, em Natal, o que ele fala, nós estamos dizendo há algum tempo”, disse o tucano.
Dom Jaime afirmou que a população está “cansada de tantas promessas” e que é preciso dar um basta à realidade de “penúria, desgaste e impotência” dos mais necessitados. “A população se cansa de passar décadas e sua rua não ter uma melhoria, ali não chegou a pavimentação, o saneamento básico não chegou, o hospital não está funcionando, o posto de saúde não tem medicação. É preciso dar um basta a essa realidade de penúria, de desgaste. De impotência”, declarou o arcebispo.
Na avaliação do candidato do PT a prefeito de Natal, Fernando Mineiro, a opinião de Dom Jaime Viera Rocha foi “sensata”, na medida em que tem por base a preocupação com a situação de vida da população. “Opinião sensata e feita com muito embasamento. Dom Jaime sempre teve preocupação com a situação de vida do nosso povo”, afirmou o petista.