Neste domingo, dia 16 de dezembro, é feriado municipal em Caicó. Data da emancipação política da cidade. Contam-se várias lendas sobre sua origem, porém todas citam um vaqueiro português que, à procura de água para o seu gado durante uma seca, se deparou com um touro bravio de feições míticas. Aflito diante de tal situação, o vaqueiro fez uma promessa a Sant’Ana: se conseguisse escapar do touro e encontrar água, construiria uma capela em sua homenagem.
Então, nesse momento, o touro desapareceu e logo o vaqueiro encontrou um poço, o qual, segundo relatos, nunca secou. Diante disso, contou o episódio aos amigos, que iniciaram a construção da capela, marco inicial do povoamento de Caicó.
Cronologia da origem do município
1748 – Criado o distrito com a denominação de Vila do Príncipe.
1788 – Elevado à categoria de vila, denominando-se Vila Nova do Príncipe.
1868 – Elevado à condição de cidade e sede, com denominação de Cidade do Príncipe.
1890 – Passa a se denominar Seridó. Ainda no mesmo ano, o município passa a ser denominado Caicó.
1911 – Apenas o distrito-sede passa a se chamar de Caicó.
Respostas de 2
Parabéns Caicó!
O ano era 1968 e, do alto dos meus infantos 10 anos de idade lembro-me da grande festa. O Prefeito era o Sr. Inácio Bezerra. Era ano de eleição e em meio aquela disputa acirrada, com empate mais do que técnico, surgia uma liderança política que seria responsável pela eleição dos dois próximos Prefeitos de Caicó. Walfredo Lopes, mais conhecido por Barra Lopes ou Barra de Isaías. Amigo dos meus pais e hoje também meu Amigo. Disputavam a prefeitura Dr. Chiquinho (Burra Cega) e Manoel Torres. O distrito de Laginhas, onde preferencialmente passava minha férias, decidiu a eleição. Barra liderança política de Laginha, apoiou Burra Cega e este foi eleito com 72 votos de maioria. Na eleição seguinte era Dr. Vivaldo contra Manoel Torres, Barra apoiou Manoel Torres e este foi eleito com 75 votos de maioria.
Também marcou o ano do centenário a disputa da Taça Centenário entre Caicó x Coríntians. O Coríntians venceu por 3×0, com 03 gols de Itamar, na época oficial do 1º BEC.
Em homenagem a esta data só posso dizer que:
“Existe uma Pátria na nossa Pátria é a Terra que nos viu nascer”
Te amo Caicó.
Bideco
Brasília – DF
Parabéns minha querida Caicó, te amo demais e nunca te deixarei por nenhuma outra cidade do mundo.