Caern apresenta relatório de qualidade da água em 60 municípios do Estado

O Relatório Anual da Qualidade da Água nos 60 maiores municípios do Estado, divulgado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), já está disponível no site da empresa (www.caern.com.br).

A portaria 518 do Ministério da Saúde exige que todo fornecedor deve realizar análise periódica da água distribuída, fazendo o controle desde as captações da água bruta (poços, açudes e lagoas), até a entrada dos imóveis, onde chega pronta para consumo. Essa rotina da Caern é constatada através dos relatórios publicados nos recibos distribuídos a cada família. Nas análises das amostras constam  os parâmetros das substâncias encontradas ou não, na água tratada. São elas: coliformes fecais, nitratos, turbidez, cloro residual e pH.

CUIDADOS

Afonso acompanha o trabalho realizado por todos os laboratórios do Estado e afirma que a empresa garante a potabilidade do produto até o registro de entrada do imóvel.   Ele recomenda que os usuários lavem suas caixas d’água a cada seis meses e que os recipientes onde é colocada a água na geladeira, também sejam limpos e tampados.

Como a Caern utiliza cloro para desinfecção da água, o gosto é inevitável, e para eliminá-lo, Afonso recomenda a utilização de filtro de carvão ativado, considerando suficiente, mas lembra que é importante trocar o refil a cada seis meses. “O cloro é um bactericida necessário à potabilidade da água e a empresa segue as determinações da portaria 518 do Ministério da Saúde, que define o padrão de qualidade da água distribuída à população e a Caern trabalha dentro desse parâmetro”, assegura Afonso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias