Oficina regional discute a história do Sistema Único de Saúde

sus logoTerminou hoje (23) em Fortaleza a oficina regional sobre financiamento e os 25 anos dos SUS. O evento teve como objetivos fazer um resgate histórico Sistema Único de Saúde, estratégia do controle social, mecanismos de luta para aprovação do projeto de lei de iniciativa popular “Saúde + 10” e processo de mobilização para a XV Conferência Nacional de Saúde.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Caicó, José Procópio de Lucena, se mostrou necessário superar obstáculos como “a privatização e terceirização da saúde; subfinanciamento, má gestão e corrupção do dinheiro público; cooptação e burocratização do controle social; governos e legislativos compromissados com o capital e o setor empresarial que tratam a saúde como mercadoria e espaço de lucros”.

Procópio cita também a “Lei de Responsabilidade Fiscal que inclui no limite de despesas a contratação de pessoal para saúde; o modo de produção e consumo vigente no Brasil que mantém as desigualdades sociais, concentração de renda, riqueza, terra e poder nas mãos de uma minoria privilegiada provocando péssimas condições de vida na maioria da população”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias

João Maia vulnerável

Um apoiador do Deputado Federal João Maia disse ao blogue do Xerife que ele está bastante desanimado com a atual campanha. Deve ser verdade. Maia

Leia Mais