Tomar uma xícara de café pode ser a pior das opções para quem exagerou na dose de bebida. Segundo um estudo da Universidade americana de Temple, na Filadélfia, a sensação de bem-estar causada pela substância não passa de pura ilusão.
A pesquisa, liderada pelo pesquisador Thomas Gould, foi divulgada na publicação Behavioural Neuroscience. De acordo com os cientistas, as pessoas que percebem ter consumido álcool demasiadamente tomam café para acordar e, diante da ingestão, se sentem seguros para executar tarefas como dirigir. Os pesquisadores alertam, porém, para os perigos dessa sensação irreal, capaz de colocar pessoas embriagadas em situações de risco.
“Todas as evidências apontaram sérias conseqüências na associação de álcool e cafeína”, explicou Gould. Para analisar as possíveis reações da mistura em humanos, os pesquisadores injetaram álcool e cafeína em ratos e depois os colocaram em um labirinto. Os animais foram submetidos a situações adversas como luz forte e sons altos.
As cobaias demonstraram estarem alertas na hora de buscar um caminho, mas os cientistas perceberam que os animais não estavam aptos para realizar tal tarefa. Os pesquisadores acreditam que nos humanos as reações são muito similares, ou seja, as pessoas apenas se sentem melhor após tomar uma xícara de café, quando, de fato, ainda estão embriagadas.
Fonte: Veja.com