Aumento de 2% do ICMS não justifica aumento exorbitante da gasolina do RN

O secretário de Estado da Tributação, (SET), José Airton, afirma que aplicação da alíquota de 2% ICMS sobre a gasolina tipo “C” não foi o motivo para o aumento exorbitante no preço dos combustíveis no Rio Grande do Norte. A aplicação (a partir de 29.03.2011, referente ao Fundo de Combate à Pobreza) sobre a gasolina gerou um acréscimo de 0,05 (cinco centavos) no preço final do produto.

O óleo diesel e o Etanol não tiveram reajustes nas suas bases de cálculo. “Provavelmente, os empresários resolveram aumentar seus preços por razões mercadológicas”, disse José Airton, lembrando que o Confaz também estabeleceu em 08 de abril de 2011, R$ 2,655 como preço médio ponderado a consumidor final, sobre o qual incide o ICMS para gasolina no RN. “Ou seja, acima deste patamar o Estado não arrecada nada é tudo lucro do dono postos. Há estado em essa base de cálculo é maior que o do RN e mesmo o preço praticado na bomba é menor do que o ofertado para o consumidor do RN”, disse o secretário.

4 respostas

  1. CARTEL AGORA É COM OS CONSUMIDORES…

    Xerife, acaba de ser deflagado, às 18h30mim, em Natal, um grande protesto BOICOTE AOS POSTOS BR. É uma verdadeira multidão pelas ruas, principalmente com buzinaço e concentrações em frente aos postos de bandeira BR de Natal, impedindo que alguém abasteça neles.

    E Caicó e região, não vão fazer o mesmo??? Participe! Divulgue! Proclame o povo daí, você é líder e formador de opinião dos melhores…

    SE ELES NEGAM A NÍTIDA EXISTÊNCIA DE CARTEL DOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS, POIS AGORA SOMOS NÓS, OS CONSUMIDORES, QUE IREMOS FAZÊ-LO. BOICOTE, JÁ!

  2. Me diga pra que serve a tão propalada auto-suficiência do petróleo cantada aos quatro ventos pelo governo petista? De que adianta essa empresa (a petrobras) ser pública se só serve aos acionistas (privatização já!)? De que adianta esse pré-sal se só vai servir pra propaganda de governo em tempo de eleição? No grande país imperialista, odiado por todo governante chinfrim de esquerda, e onde é importado quase 80% do petróleo, o litro de gasolina custa pouco mais que 50 centavos de dólar, e lá um carro de vergonha, tipo corolla, custa pouco mais de 30 mil reais, e ainda dizem que o grande satã são os EUA. É realmente o inferno são os outros!

  3. Para que se dê um basta neste abuso econômico, basta que a ilustre Prefeita envie um projeto de Lei revogando uma outra editada casuísticamente pela então prefeita, Wilma Faria, proibitiva de que grandes redes de supermercados instalem postos de combustíveis em suas áreas contínuas. Só assim, teríamos uma verdadeira concorrência no setor e se extirparia esse cartel descarado que se estabeleceu na capital dos magos.
    Ah! qualquer aumento de impopsto, por menor que seja, não se coaduna com as premissas do DEM. afinal de contas o Senador José Agripino, presidente do partido, pelo menos lá em Brasília, assevera ser radicalmente contra a qualquer aumento de imposto. Ou será que o DEM de lá não é o de cá. Ou estamos diante do famoso vigária que dizia: façam o que eu mando e não o que eu faço. Em verdade, qualquer aumento da carga tributária dos combustíveis se torna grande, pois esta já era superior efetivamente a 33,33% (25/75), maior, portanto, da taxação aplicada na epóca da DERRAMA, que levou tiradentes à forca.

  4. nao tinha para que Rosalba subir nada em ICMS, o estado esta arrecadando mais qu e no governo Vilma, desde que colocaram as SET- sercretaria de tributaçõ par rodar com seus carros e nao ficarem parados quase que dobrou a arrecadação, nao precisava ter almento nenhum…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias