As seis horas de chuva forte e ininterrupta que caiu em Patos e região entre a noite de ontem e madrugada de hoje já desabrigou 300 pessoas, atingiu 200 casas e conseguiu derrubar pelo menos cinco delas, uma no bairro do Jatobá, onde o açude de mesmo nome está sangrando, e as outras quatro no bairro do Morro.
Num período de cinco horas no bairro do Jatobá, por exemplo, choveu 380 milímetros. Em outros bairros a média chegou a 284 milímetros.
Os números correspondem ao levantamento feito pela Defesa Civil até 11h de hoje sobre os estragos causados pelo temporal que se abateu sobre o Vale das Espinharas. Os dados foram repassados ao Portal Correio por Cícero Araújo, correspondente da Correio Sat em Patos.
Os desabrigados estão sendo alojados pela Prefeitura de Patos no Caic, Ginásio de Esportes Rivaldão, Sesc e Escola Maria Maniçoba.
Os bairros mais afetados são Salgadinho, Vila dos Lagos, Santo Antônio (Rua da Baixa), Morro e Novo Horizonte. O prefeito de Patos, Nabor Wanderley (PMDB), já decretou estado de emergência.
Em um trecho da BR 230 que dá acesso ao município de Cajazeiras duas crateras se formaram impedindo quase que totalmente o trânsito. Os carros estão usando meia pista, sob controle de agentes da Polícia Rodoviária Federal.
Outro ponto de saída da cidade que dá acesso ao município de Teixeira também está comprometido. A ponte que liga as duas cidades está tomada pelas águas do açude Jatobá.
Fonte: Correio da Paraíba