Assembleia Legislativa terá bancada mais fragmentada

Na composição atual, Assembleia tem 11 partidos com representantes em plenário

Mais fragmentada, a nova bancada da Assembleia Legislativa eleita no último domingo, dia 5, terá treze partidos – em vez de onze – sendo oito com apenas um parlamentar. A partir do dia 1º de janeiro de 2015, duas novas legendas: PHS e o PT do B. O PMDB manteve a maior bancada, com cinco deputados, seguido pelo PROS, com quatro deputados eleitos – um a menos em relação a atual composição. O terceiro partido com maior expressão deixou de ser o PSB, que não conseguiu reeleger a deputada Larissa Rosado, e passa a ser ocupado pelo PSD, que cresceu de dois para três parlamentares.

Para o cientista político e professor do departamento de Ciências Sociais da UFRN, Homero Costa, a Assembleia Legislativa potiguar, à exemplo do Congresso Nacional, ficou mais pulverizada, mas não houve mudanças significativas.   “A diferença é que, aqui, a renovação foi bem menor”, analisa ele. “A nova composição é tão conservadora quanto a anterior”, complementa. Dos vinte e quatro deputados em exercício, dezesseis foram reeleitos e dois não concorreram.

Apesar da saída de Walter Alves para concorrer à Câmara dos Deputados, a manutenção das cinco vagas do PMDB se deu com Álvaro Dias. Ex-presidente da Assembleia, ele retorna à cCsa após conseguir nas urnas 2,09% – 34.268 votos. Ezequiel Ferreira, Nelter Queiroz e Hermano Morais também foram reconduzidos ao cargo. Morais foi reeleito pela 3ª vez, com 60.813.

O PROS conta com o atual presidente da ALRN, Ricardo Motta – o mais bem votado nas urnas e único a obter sozinho o número de sufrágios para eleição – com 4,84% e 80.249 votos. Renovaram os mandatos ainda Gustavo Carvalho e Raimundo Fernandes, da mesma legenda. A cara nova, mas já conhecida na política natalense, é o presidente da Câmara Municipal do Natal Albert Dickson (PROS) que chega ao seu primeiro mandato na Assembleia.

Já a bancada do PSD é composta por: José Dias, reeleito para o com 37.844 votos. O médico Galeno Torquato (PSD), que tem base eleitoral é o Alto Oeste, foi também foi eleito. Com 63.286 votos , o segundo mais votado no Estado. Também novato, o ex-prefeito de Goianinha Dison Lisboa (PSD) atingiu 1,61% dos votos. Com uma vaga a menos, o PSB reelegeu a deputada Márcia Maia e Tomba Farias. O ex-prefeito de Areia Branca Manoel Cunha Neto “Souza” é o único representante do PHS. O advogado e vereador em Parnamirim Carlos Augusto Maia (PT do B) foi eleito pela primeira vez para a AL.

O PMN elegeu Jacó Jacome na vaga deixada pelo pai. E Cristiane Dantas (PCdoB), mulher do candidato a vice, Fábio Dantas, ocupará a cadeira do marido na Assembleia. O DEM manteve dois deputados, com a reeleição de Getúlio Rêgo e José Adécio. Ambos estão prestes a tomar posse para o sétimo mandato consecutivo. O PT, PDT, PR e SD não sofreram alteração em número ou nomes (Fernando Mineiro, Agnelo Alves, George Soares e Kelps Lima). A posse dos eleitos e reeleitos será em fevereiro de 2015.

Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias

O julgamento de Temer

Na véspera de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciar o julgamento da chapa vencedora das eleições de 2014, os advogados do presidente Michel Temer e

Leia Mais