Caicó tem tantos valores que até o seu povo desconhece. É o caso da artista plástica Lúcia Medeiros Hinz, nascida em nossa terra, mas atualmente radicada na Alemanha.
No dia 18 de novembro de 2010, Lúcia Hinz foi elevada à posição de Acadêmica de Grau, passando a ocupar a cadeira de número 44, patronímica do escultor mineiro Antonio Francisco Lisboa, “O Aleijadinho”, na Academia Brasileira de Belas Artes do Rio de Janeiro
Lúcia sempre se mostrou encantada por Brasília, em suas formas retas e longilíneas, e de toda a obra de Oscar Niemeyer (ao seu lado na foto). Numa das últimas vindas ao Brasil, ele presenteou a capital federal com o painel “Capital da Cultura”.
“Para mim, é uma grande honra ter minha obra na Biblioteca Nacional de Brasília (foto 2) e por a mesma ter sido projetada pelo grande mestre Oscar Niemeyer, significa honrarias em dobro”, disse a artista.
Respostas de 4
Olá Robson, obrigada por divulgar a minha arte.
Um dia quero ir ao sertão onde nasci e onde vivi minha inesquecível infância.
Lúcia Medeiros Hinz
Fiquei muito feliz pela matéria de Lúcia Hinz. Primeiro porque é uma brasileira que se destaca pela sua alta competência. Segundo porque eu a conheci de perto. Lúcia já esteve na Fundação Belo Amor, em dezembro de 2004, quando foi visitar um irmão dela que tinha problemas com drogas. Ela fez de tudo para que seu irmão se recuperasse. Chegou a levá-lo para morar com ela no exterior.
Mas, infelizmente ele não perseverou no tratamento e, poucos dias após deixar a FBA, foi encontrado morto, apedrejado numa rua de João Pessoa-PB.
Quando Lúcia soube da notícia, chorou muito, e nos fez chorar dando-nos a notícia de uma maneira bonita e sensivelmente triste. Na verdade, choramos todos na Fundação Belo Amor, pela trágica morte de Gideone(esse o nome do seu irmão), que era um jovem forte e sonhador.
É bom lembrar que em maio do ano passado foi inaugurado na cidade de Alsdorf, na Alemanha, a Galerie Dárt Lúcia Hinz. Uma justa homenagem a essa brasileira lutadora.
Parabéns Lúcia! Você é uma grande figura humana! Sua sobras falam muito bem de você.
Galvão Freire
É Robson fico muito feliz com o sucesso da minha querida prima, que tenho como irmã. Lúcia nasceu no sítio Dominga no município de Caicó, morou por alguns anos no bairro Paraíba. Parabéns prima !!!!!!!! Você merece.
É com muita alegria que leio essa matéria sobre minha prima Lúcia Hinz. Ela, além de uma talentosíssima artista, é uma mulher que sempre batalhou muito para chegar onde está. Sinto-me feliz por ver que seu trabalho está, cada vez mais, sendo valorizado no Brasil, e agora sendo mais conhecido por nós, caicoenses. Parabéns, Robson, pela matéria!